Os sessentões são o motor do voluntariado

Podcast fala sobre a atuação do brasileiro no terceiro setor e sobre a participação de quem já se aposentou. Vale a pena?

O novo episódio do podcast “Sessentamos e Agora?” discute o trabalho voluntário. Muitas pessoas esperam a aposentadoria para poder se dedicar ao trabalho voluntário, que acaba assim sendo uma das principais atividades daqueles que têm 60 anos ou mais. Segundo pesquisa feita pelo Instituto DataFolha sobre o Voluntariado no Brasil em 2021, existiam 57 milhões de voluntários ativos no Brasil. Durante a pandemia da Covid-19, cerca de 47% deles passaram a fazer mais atividades, apesar do isolamento social.

No Paraná, desde 2010 o serviço voluntário é regulamentado no Ministério Público do Estado, por meio da resolução 654/2009.

O serviço voluntário pode ser realizado por quem atenda os requisitos mínimos previsto na Lei Federal n. 9608. Cada instituição que tem trabalho voluntário fará então a sua regulamentação desde a inscrição até o trabalho prático. No geral, pedem que o voluntário dedique pelo menos quatro horas de atividades semanais, com disciplina e regularidade.

O trabalho voluntário é aquele não remunerado. Tem como objetivo ajudar as pessoas em suas necessidades geralmente desamparadas pelo poder público. É um serviço ou atividade voluntária de doar tempo de trabalho de maneira espontânea e sem remuneração para a comunidade, para projetos sociais, para programas assistenciais, para causas, para eventos e situações emergenciais.

O voluntariado brasileiro expressa o impacto da Igreja Católica no processo de colonização, na benemerência cristã, na imposição de dogmas religiosos aos povos originários e também nos primeiros serviços de saúde neste território. Depois de cinco séculos, a Pesquisa Voluntariado no Brasil de 2021 traz um número surpreendente, citado acima : 57 milhões de brasileiros são voluntários, 20 milhões de forma regular. 74% deles afirmam que a principal motivação de sua atuação é a solidariedade e 88% afirmam que o voluntariado contribui para a cultura da paz e a colaboração para o bem comum.

O “Sessentamos e Agora?” de hoje discute o trabalho voluntário, com a participação da presidente da Liga Paranaense de Combate ao Câncer Angela Zanlorenzi.

As jornalistas Zaclis Veiga e Rosa Dalla Costa procuram saber os meandros desse trabalho no dia a dia, seus desafios e suas conquistas e avanços.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima