Podcast elogia Sigrid Nunez, escritora pouco midiática que merece muito ser lida

“O que ler agora?” destaca também “O porquê das drogas”, livro que questiona o que se sabe hoje a respeito da alteração da consciência

O episódio desta semana de “O que ler agora?” fala da escritora Sigrid Nunez, autora de “O amigo” e “O que você está enfrentado”, ambos publicados no Brasil pela editora Instante.

Com apresentação de Rogerio Galindo e Irinêo Netto, o podcast de livros do livro destaca uma das escritoras mais instigantes da língua inglesa no momento. Nunez americana e vive em Nova York, no mesmo apartamento que ocupa há três décadas.

Sigrid Nunez

Avessa à badalações, ela não tem perfis em redes sociais e é pouco midiática. Faz 20 anos que publica livros que têm um público cativo, mas restrito. Hoje, o público continua cativo, mas deixou de ser tão restrito assim.

Sua rotina mudou em 2018, quando venceu um dos prêmios mais importantes dos Estados Unidos, o National Book Award, com o livro “O amigo”. Nele, a narradora escreve uma carta para o amigo que morreu, recorrendo a lembranças e observações sobre o passado e o presente. O resultado é um humor fino que costura opiniões fascinantes sobre a vida e as coisas (sobretudo as coisas como estão hoje).

“O porquê das drogas”

No segundo bloco, “O que ler agora?” destaca o livro “O porquê das drogas”, do norueguês Øystein Skjælaaen, publicado pela Rua do Sabão. Trata-se de uma obra “instigante e elegantemente formulada sobre ficar chapado”, segundo o jornal “Aftenbladet”.

Skjælaaen parte da seguinte premissa: questionar por que algumas formas de intoxicação são aceitas (como beber uma cerveja no bar ou desbravar os vinhos da Toscana), enquanto outras são proibidas (como usar heroína no parque ou metanfetamina numa festa na floresta)? A partir de estudos, entrevistas e relatos pessoais, “O porquê das drogas” questiona o que se sabe hoje a respeito da alteração da consciência.

Livros indicados

“O amigo” e “O que você está enfrentando”, de Sigrid Nunez. Ambos traduzidos por Carla Fortino e publicados pela editora Instante. Respectivamente: 216 e 176 páginas, mas com o mesmo preço sugerido: R$ 64,90. Romance.

“O porquê das drogas”, de Øystein Skjælaaen. Tradução de Leonardo Pinto Silva. 212 páginas, R$ 60. Ensaio.

“O que ler agora?” está disponível em tocadores de podcast como Spotify, Deezer e Apple Podcast (e também embutido nos posts do site do Pluralaqui). Novos episódios chegam às plataformas sempre às terças-feiras. Ele é produzido com o apoio de sete editoras independentes: AlephAntofágicaArte & LetraFósforoMundaréuRua do Sabão e Tabla.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima