ONG faz palestras sobre violência doméstica de graça. Inscreva sua comunidade até hoje

As ações serão acompanhadas de entregas de kits de higiene e diretrizes sobre saúde menstrual

O projeto Elos Invisíveis, iniciativa que atua com o objetivo de promover a responsabilidade social, vai ministrar 13 palestras gratuitas sobre violência doméstica para populações de Curitiba e Região Metropolitana que apresentam vulnerabilidades sociais. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por email até esta segunda (10).

O ciclo de palestras será realizado em escolas públicas e em iniciativas sociais, e objetivam combater e prevenir a violência doméstica contra as mulheres e demonstrar que existem iniciativas para amparar as vítimas.

Os requisitos para que a escola ou organização possa receber as palestras podem ser verificados no site do projeto. Além dessas ações, o grupo também vai distribuir kits de higiene e orientações sobre saúde menstrual.

Programa

De acordo com a coordenação do Grupo Elos Invisíveis, esta seleção de comunidades para realização de palestras está acontecendo por causa da implementação do Programa de Combate à Pobreza Menstrual e Violência Doméstica, que é uma parceria do grupo com a Coordenadoria Estadual da
Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID – do Tribunal de Justiça (TJ-PR). Por meio desse programa são realizadas ações de responsabilidade social, assistenciais e informacionais para o atendimento de mulheres residentes em comunidades carentes e/ou em situação de rua, abrangendo Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo do Programa é dar visibilidade ao tema e destacar a importância para além de políticas públicas, por meio de ações com a coordenação de órgãos públicos e privados.

Segundo a coordenadora Viviane Vicentin, nos anos de 2021 e 2022 foram atendidas 14 comunidades, ministradas diversas palestras e dezenas de rodas de conversas, beneficiando, ao todo, mais de 3.000 pessoas moradoras de comunidades que pertencem à Curitiba e à Região Metropolitana. E neste ano, o projeto está em busca de novas comunidades para dar continuidade ao Programa, com a realização de 13 palestras.

Por meio de uma campanha, o grupo conseguiu a arrecadação de itens de higiene pessoal, os quais serão distribuídos para as mulheres que estarão nas palestras. Também serão abordadas algumas diretrizes sobre a temática da saúde da mulher, como uma tentativa de amenizar a situação de pobreza
menstrual.

Inscrições para as palestras

Para se inscrever às palestras, as escolas públicas, projetos ou iniciativas sociais precisam enviar um e-mail para [email protected], até o dia 10 de julho de 2023. Na inscrição é preciso contar a história da comunidade ou projeto social e a razão pela qual deve receber uma palestra. O resultado será divulgado até o dia 20 de julho de 2023.

Este texto faz parte do projeto Periferias Plurais, em que o Plural convida jovens de Curitiba a falarem de suas vidas e de suas comunidades. O projeto tem apoio do escritório de advocacia Gasam

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima