Prefeitura de Curitiba decreta luto oficial pela morte do cenógrafo Carlos Kur

A prefeitura decretou luto oficial em Curitiba pela morte do cenógrafo e figurinista Carlos Kur, ocorrida neste sábado (09). O sepultamento do corpo do artista ocorreu no cemitério vertical do Tarumã. Kur tinha 87 anos e  foi diretor de palco […]

A prefeitura decretou luto oficial em Curitiba pela morte do cenógrafo e figurinista Carlos Kur, ocorrida neste sábado (09). O sepultamento do corpo do artista ocorreu no cemitério vertical do Tarumã.

Kur tinha 87 anos e  foi diretor de palco do Teatro Guaíra, onde atuou por mais de quarenta anos na instituição.

“Incansável em buscar o melhor, foi peça fundamental de quatro décadas da cultura em Curitiba e no Paraná. Margarita e eu pedimos que os anjos o acolham na mais luminosa cena do Paraíso”, afirmou o prefeito Rafael Greca (PSD), em suas redes sociais.

O artista era natural do Uruguai e iniciou a vida profissional no Teatro Solis, de Montevidéu. No Teatro Guaíra desde 1976, Khur teve extensa carreira e participou das maiores produções de balé e ópera do estado.

Foi também professor do curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná e assessor de cenotécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

O último grande trabalho de Kur foi em 2017, onde desenvolveu a cenografia da ópera Cavalleria Rusticana no Centro Cultural Teatro Guaíra, para o III Festival de Ópera do Paraná.

Repercussão

O Festival de Ópera do Paraná, o Coro Lírico de Curitiba e a Cia. Paranaense de Ópera, por meio das redes sociais, externaram “o mais profundo pesar e gratidão ao grande Carlos Kur”.

A Unespar também prestou condolências aos familiares e amigos, assim como o Teatro Guaíra, Cia de Dança e Arte Jenifer Lima, Sindicato dos Empresários e Produtores em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná, Téssera Companhia de Dança da UFPR e diversas outras organizações.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima