Exposição “Laguna Plena” traz Rimon Guimarães para dentro da galeria

Com acervo de obras em diferentes linguagens, a mostra individual do artista consagrado por grafites e murais entra em cartaz na Caixa Cultural Curitiba

A exposição “Laguna Plena”, do artista plástico curitibano Rimon Guimarães, entra em cartaz na Caixa Cultural Curitiba com visitação gratuita, a partir desta terça-feira (27), às 19 horas, em abertura com a presença do artista. A mostra apresenta obras criadas a partir da música “Laguna Plena” (finalizada em 2020, durante a pandemia), que compõem um universo onírico surreal e lúdico a partir do entrelaçamento de várias linguagens artísticas.

Não é a primeira vez que a arte de Rimon, reconhecida por ocupar grandes espaços urbanos com grafites em murais, chega a uma galeria fechada. O artista vê isso com naturalidade. “Desde 2004 a minha arte urbana e os trabalhos de galeria andam juntos. Por isso, será muito natural levar essa mostra para a Caixa Cultural. O público vai poder conhecer ‘Laguna Plena’ em vídeo, música, pintura, moda… com todos os trabalhos que reverberaram através dela”, diz ele.

Arte retroalimentando a arte

Para Rimon Guimarães, “Laguna Plena” é uma compilação de obras que refletem a diversidade e velocidade da informação nos tempos atuais, o acesso a mídias distintas que se complementam sendo uma fonte infinita de criação. “Cada linguagem, cada trabalho que será apresentado, seja de uma tela ou de uma música, vem em processos diferentes. Não existe uma fórmula. O que acontece muito é a retroalimentação de uma mídia para outra. Como colocar um som para pintar ou fazer uma pausa na pintura para criar um som, isso dá um respiro da pintura e me traz mais inspirações para voltar nela. Uma linguagem ajuda a outra”, explica ele.

Música “Laguna Plena”

O ponto de partida da mostra, a música “Laguna Plena” é a primeira parte da trilogia “Melodias Neolatinas”, escrita por Rimon Guimarães em 2012, quando viajou a Kuala Lumpur para uma feira de arte na Malásia. Anos depois, em 2018, ele mostrou a canção para o amigo e produtor Tiago Ramalho, que sugeriu gravá-la. O processo foi finalizado na pandemia, em 2020. Um ano depois a música foi lançada, com a adição de um quarteto de cordas composto por músicos russos (arranjo de Maycon Ananias) e as vozes livres e polifônicas de Tuyo.

As obras

Agora, na Caixa Cultural Curitiba será apresentado o resultado de todo esse processo que evidenciam as cores e formas deste mundo composto por ele. A música se desdobrou para desenhos, depois para uma animação e, a partir dos frames do vídeo, viraram pinturas – 7 obras na técnica acrílica sobre tela em tamanhos variados. E ainda vão ser expostos os figurinos criados para a gravação do vídeo da música, com roupas desenhadas, recicladas e customizadas por Rimon com a colaboração de costureiras e figurinistas locais, com impressão serigráfica manual.

Leia também: Morte e facetas do luto nas relações humanas inspiram exposição em Curitiba

Exposição “Laguna Plena”

A abertura da exposição com presença do artista é nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro, às 19h, Galeria Mezanino da Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). A visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e nos domingos, das 10 às 19h, até 05 de maio. Outras informações aqui.

O projeto tem patrocínio da Caixa e Governo Federal, realização e produção da GP Produção Cultural.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima