Morte e facetas do luto nas relações humanas inspiram exposição em Curitiba

“Sobre Perecer” é a primeira mostra individual da artista Mônica Hirano; a visitação inicia em 19 de março

A exposição “Sobre Perecer”, primeira individual da artista Mônica Hirano, tem acervo de obras em diferentes suportes que exploram um ponto central na vida da artista, o questionamento sobre o que acontece quando a morte se faz presente e deixamos este plano. A mostra é gratuita, tem classificação livre e fica em cartaz de 19 a 27 de março, no espaço PF 2119. 

O luto

O luto é uma arte, não uma ciência. De acordo com a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, o percurso do luto envolve sentimentos como negação, raiva, negociação, depressão e aceitação de forma não linear, em que cada indivíduo os processa de forma única. São esses alguns dos sentimentos explorados por Hirano em “Sobre Perecer”, além de libertação, culpa e contemplação. A intenção é buscar o debate sobre a importância da comunicação aberta e do apoio emocional coletivo frente à morte e o luto.

“Sobre Parecer”

O acervo da mostra é 80% inédito. Entre as obras que poderão ser conferidas pela primeira vez pelo público, está “Solace is a Weeping River” (O consolo é um rio que chora), um vídeo arte ensaio, produzido na Bélgica.

Para a artista, “Sobre Parecer” é justamente o contrário do que se vê cotidianamente na abordagem sensacionalista dos noticiários televisivos e programas policiais, com a banalização da morte. “O antídoto para o medo é começar a falar sobre o assunto desde cedo. Dizer adeus é muito mais fácil quando o luto é coletivo, pois quando vivido em silêncio pode gerar vergonha e culpa”, comenta Mônica Hirano. 

Mônica Hirano

A artista já expôs seus trabalhos pelo Egito, Índia, Malásia, Itália, França e Alemanha, tem mestrado em Gestão de Artes pelo Instituto Europeo di Design, em Roma. Ela é uma performer, artista visual e também curadora independente.

Em suas obras, Hirano utiliza a linguagem da performance, instalação e vídeo, com pesquisas sobre a memória e os sentimentos. Seus estudos recentes envolvem as várias facetas do luto e a certeza iminente da própria morte, bem como inspirações vindas da perda de familiares, explorando de forma sutil o universo ao redor do tema. Em suas produção artística anterior, já abordou outros assuntos, como memórias da infância, raízes de autoestima e a imigração. 

Já em relação à prática curatorial, Hirano pesquisa sobre diversidade e o movimento LGBTQAIPN+, inclusão e direitos humanos, e vidas com HIV. Atualmente, segue envolvida com a Inteligência Artificial e os impactos da coleta e distribuição de dados na sociedade. 

Simpósio Internacional de Performance de Arte

A artista também estará em Curitiba para uma apresentação, no dia 8 de março, a partir das 18h, no 45º Simpósio Internacional de Performance de Arte, iniciativa da plataforma independente de performance de arte p.ARTE.

Exposição “Sobre Perecer” 

A estreia da exposição “Sobre Perecer” é no dia 19 de março, das 18h às 22h, na PF 2119 (R. Brigadeiro Franco, 2119/2137). A mostra fica em cartaz até 27 de março, de terça-feira a sábado, das 16h às 20h, ou com hora marcada agendada pelo e-mail [email protected].  A finissage (encerramento especial) é no dia 27 de março, com visitação das 18h às 20h. Entrada gratuita. Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima