Verão 2023-2024: O que fazer em Paranaguá 

Destino a 90 quilômetros de Curitiba, Paranaguá é opção de viagem para quem gosta de passeios de barco e caminhar em terra firme

Paranaguá é um município litorâneo do Paraná, localizado a 90 quilômetros de Curitiba, uma viagem de duração média de 1h20. A cidade é a maior do litoral paranaense e o destino perfeito para quem quer se aventurar na terra ou no mar. Se você vai visitar Paranaguá e ainda não sabe o que fazer pela cidade, o Plural separou algumas atividades que podem ser feitas no município.

Aquário Municipal de Paranaguá

O Aquário Municipal de Paranaguá é um dos atrativos da cidade que encanta crianças e adultos. Com cerca de 30 recintos, o aquário abriga espécies de peixes, pinguins, répteis e outros animais encontrados no Brasil e no mundo. O aquário funciona todos os dias das 10h às 18h com ingressos a partir de R$ 14. Os ingressos para visita são adquiridos diretamente na bilheteria.

Ilha dos Valadares

Paranaguá é uma cidade que tem muitas ilhas, com destaque para a Ilha dos Valadares, da Cotinga e a Ponta do Ubá e a mais famosa de todas, Ilha do Mel – mas calma: já falaremos dela. A ilha dos Valadares fica próxima ao centro histórico e comercial de Paranaguá e é separada da cidade pelas águas do rio Itiberê. Para chegar até a ilha é preciso atravessar a pé a ponte dos Valadares, que permite aproveitar uma vista panorâmica do rio e do centro. Ao cruzar a ponte é possível visitar a Praça Cyro Abalem, a paróquia Nossa Senhora de Navegantes e conhecer um pouco da cultura caiçara.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel oferece uma variedade de opções de passeios de barcos, esportes e lazer para os visitantes de todas as idades. Para chegar até a Ilha do Mel há duas opções de embarque: uma por Paranaguá e outra por Pontal do Paraná, no balneário de Pontal do Sul. De Paranaguá, o número de saídas diárias varia muito de acordo com a época. O valor da travessia é a partir de R$ 19 ida e volta e pode ser adquirido online pelo site da  Associação de barqueiros do litoral norte do Paraná (Abaline), empresa que realiza o transporte de passageiros e cargas na região da Baía de Paranaguá.

Leia também: Verão 2023-2024 – guia de restaurantes no litoral paranaense

Outras atrações da ilha são os faróis das Encantadas e o das Conchas. Para chegar é necessário fazer o caminho por meio de trilhas, por isso vá preparado com roupas adequadas para o trajeto.  A trilha do Farol das Encantadas dura em torno de 30 minutos porém é pesada e feita em meio a mata fechada, já a do Farol das Conchas dura cerca de 10 minutos se feita a partir da praia do Farol.

Ainda na Ilha do Mel é possível visitar os Canhões Armstrong, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Rio de Cedro, a gruta das Encantadas, a Capela São Francisco de Assis e a Bacia da Sereia.

Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá é considerado o maior porto de exportação de produtos agrícolas no país, com destaque para a exportação da soja e seu farelo. Para visitar o porto é necessário realizar um agendamento online indicando a data da visita e número de pessoas que irão. As datas solicitadas, bem como os horários, estão sujeitos a confirmação com a Diretoria de Desenvolvimento Empresarial. Segundo a Portos do Paraná, empresa que administra os portos de Paranaguá e Antonina, a visitação monitorada ao cais público do Porto de Paranaguá, tem duração de 40 a 60 minutos.

Outra opção é pagar por um passeio de barco para observar o porto pela via marítima. Os barcos que realizam passeios ao porto podem ser encontrados no cais do Centro Histórico. Os passeios acontecem com mais frequência no verão e valores e disponibilidade devem ser checados com os barqueiros no cais.

Centro Histórico 

Assim como outras cidades litorâneas do Paraná, Paranaguá é uma cidade histórica. Com uma arquitetura que remete aos tempos do Brasil Colônia, o centro histórico de Paranaguá é considerado um patrimônio histórico nacional. É possível visitar o Mercado do Café e o Mercado do Artesanato para conhecer como era o período colonial.

Outras atrações do centro são o Museu de Arqueologia e Etnologia da Ufpr, a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário e os inúmeros casarões do centro. No centro histórico ainda é possível aproveitar para provar a gastronomia local.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima