Vacinação diminuiu em 74% as mortes por Covid-19 em idosos de Curitiba, diz prefeitura

Prefeitura divulgou estudo que comprova que vacinação está salvando vidas em Curitiba

Nesta sexta-feira (06), a Prefeitura de Curitiba divulgou dados sobre o resultado da vacinação de idosos (60 anos mais) na cidade. Com 94% do grupo já vacinado com a segunda dose, a prefeitura constatou redução de 74% no número de mortes; 77% no número de internamentos e 89% no número de internados na UTI.

De acordo com o Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, os dados já mostram os primeiros impactos da vacinação nesta parcela da população. Em março, apenas 52% das pessoas acima de 60 anos tinham a primeira dose. Em julho, já eram 98% com a primeira dose realizada. Em relação à segunda dose, em março, apenas 8% tinham a segunda dose. Em junho, 51%. Em julho, esse percentual subiu para 92%.  

Com vacina, óbitos por covid-19 caem 74% entre idosos.

“A despeito do que falam de algumas marcas de vacina, é importante ressaltar que estes primeiros resultados positivos foram obtidos basicamente com a imunização com a Coronavac”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

O grupo de idosos foi vacinado com Coronavac e Astrazeneca, primeiras marcas de vacina a serem disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Segundo a médica infectologista da SMS Marion Burger, a análise mostra que as vacinas estão cumprindo seu papel coletivo em diminuir hospitalizações e óbitos entre as populações imunizadas, mas pondera que não existe vacina, independentemente da marca, que seja 100% eficaz. “Entre pessoas completamente imunizadas também há riscos, mesmo que menores, de hospitalizações e óbitos”, explica.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima