Usuários reclamam de problemas no aplicativo Saúde Já Curitiba

Sistema de consultas a distância está disponível desde abril, mas aplicativo ainda passa por instabilidades

Lançado em abril deste ano, o Central Saúde Já Curitiba, sistema de teleatendimento médico, realizou até junho 56.645 consultas, uma média de 880 por dia. O sistema busca agilizar o atendimento médico em casos de sintomas leves. No entanto, usuários se queixam da demora na validação do cadastro no aplicativo Saúde Já. 

A princípio, o sistema de teleatendimento só estava disponível para população de 18 a 25 anos, no fim de junho o sistema ampliou sua faixa etária, atendendo pessoas com idades entre 18 e 60 anos. O objetivo da prefeitura é que a Central Saúde Já atenda toda população a partir dos 5 anos de idade.

Saúde Já Curitiba

Para ser atendido pelo sistema de teleatendimento, o usuário deve ligar na Central 3350-9000 para ter acesso aos profissionais de saúde. Após indicar para qual serviço deseja ser encaminhado, a ligação será transferida para que um profissional de saúde faça a classificação de risco do caso, a mesma utilizada nos postos de atendimento presenciais.

Se necessário, o paciente será encaminhado para uma consulta em vídeo com um médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via aplicativo Saúde Já Curitiba. Para ser atendido por vídeo, o paciente precisa estar com seu cadastro válido no aplicativo. 

Nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba, usuários se queixam da demora para validar o cadastro no aplicativo, ou a indisponibilidade de agendamento para especialidades. Para ter um cadastro definitivo no Saúde Já Curitiba, é necessário enviar fotos de um documento (que precisa ter foto) e de um comprovante de residência. Segundo usuários, as fotos nunca são aceitas e os documentos constam como ilegíveis.

Teleatendimento

Lucas Guilherme Lakes, de 20 anos, não teve problemas com seu cadastro, mas, antes de passar pelo teleatendimento, ele foi a uma Unidade de Pronto Atendimento e lá foi informado que deveria passar pelo atendimento online. “O atendimento foi bem rápido e objetivo. O médico me fez algumas perguntas e depois me passou uma receita”, diz.

Apesar da praticidade, Lucas acredita que como já estava em unidade presencial poderia ter sido atendido lá mesmo. “Fui encaminhado do presencial, fiz todo o processo de cadastramento lá e muitos devem ter passado pelo mesmo, parece que virou rotina”, comenta.

Aplicativo

Nas teleconsultas, os médicos avaliam o quadro dos pacientes e encaminham as receitas, atestados e declarações pelo aplicativo. A retirada dos medicamentos deve ser feita em uma UPA. O serviço não encaminha os pacientes para especialidade e nem solicita exames, esses procedimentos ainda devem ser feitos presencialmente. A Central Saúde Já Curitiba atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

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1 comentário em “Usuários reclamam de problemas no aplicativo Saúde Já Curitiba”

  1. Só complicam!
    Eu vou votar é com muito gosto no Renato Freitas pra Prefeito ano que vem! Renato tem que desinfetar bem o gabinete depois desse prefeito inútil!

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