Tarifa técnica do ônibus volta a passar de R$ 7

Aumento nos custos com pessoal, rentabilidade e amortização aliada a redução na estimativa de passageiros resultou em aumento de 5% no valor pago às concessionárias

A tarifa paga pela URBS às empresas concessionárias do transporte coletivo voltou a passar dos R$ 7 em novembro. O valor pago sofreu um reajuste de 5% em relação a outubro, quando a tarifa técnica ficou em R$ 6,93. O aumento implica em um déficit só no mês de novembro de R$ 14,3 milhões, ou seja, a diferença entre o valor arrecadado com a venda de passagens e o pago para as empresas.

A nova tarifa técnica é a terceira maior paga em 2023 às concessionárias. Em fevereiro a URBS pagou às empresas R$ 8,36 por passageiro transportado e em abril a tarifa técnica foi de R$ 7,32. Na média do ano, o valor pago por passageiro às concessionárias ficou em R$ 7,06, R$ 1,06 acima da tarifa cobrada, que é de R$ 6,00. No acumulado do ano o déficit do sistema de transporte coletivo chegou a R$ 137 milhões.

De acordo com a planilha da URBS, o item com maior reajuste na composição do custo por quilômetro rodado foi o com pessoal com aumento de 4% em relação a outubro. O custo de administração aumentou 5%, mas tem peso menor na tarifa final. Os custos de amortização e de rentabilidade justa também tiveram reajuste de 4%. A URBS também considerou uma redução de 656 mil passageiros em novembro em relação a outubro no cálculo da tarifa.

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6 comentários em “Tarifa técnica do ônibus volta a passar de R$ 7”

  1. O prefeito quer arrecadar para enfeitar a cidade, desse jeito os turistas e outras pessoas terão com ele uma excelente percepção que tipo de prefeito é esse que nós temos que nos depararmos. “CURITIBA A CIDADE MODELO”
    concordo que seja uma cidade bonita, bem acolhedora, mas quando formos ver, quem vai poder chegar ao seu destino com uma passagem cara como essa.

  2. Me corrijam se eu estiver errado, a tarifa de ônibus de Curitiba é uma das mais caras do Brasil. Esse modelo não eevwria ser conhecido como “Transporte público “.

  3. Custo com pessoal????
    Demissão em massa dos cobradores de ônibus sem um plano de recolocação no mercado de trabalho….
    As empresas só aumentam seus lucros…. Os empresários cada vez mais ricos!!!
    O sistema de Curitiba precisa de umas “aulas” com o pessoal de Araucária!!!
    Parabéns ao prefeito de lá…

  4. Péssima administração tanto na URBS como o prefeito de Curitiba, prefeito de araucária mostra mais eficiente, baixando a tarifa do ônibus coletivo ,, e todos os ônibus metropolitano de araucária tem wi-fi grátis, a desculpa e que tem mais gente, kkk quero ver a desculpa quando os ônibus de Curitiba for elétricos kkk

  5. Nosso prefeito, tão preocupado com as empresas de ônibus, digo, tão preocupado com a população que faz uso do transporte coletivo, certamente ajudará comprando ônibus elétricos modernos.
    Será que a tarifa, sem o componente do combustível, será reduzida?

  6. Essa questão da oscilação para cima da tarifa técnica é para enganar os distraídos. Para não ficarmos sendo enganados todo mês sonha uma medida que a URBS deveria ter tomado há muitos anos, “ COLOCAR ONLINE DIARIAMENTE NO SITE DA URBS E NA TV DOS ÔNIBUS O NÚMERO DE PASSAGEIROS.

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