O novo modelo de estação de ônibus que a Prefeitura de Curitiba pretende inaugurar nos próximos meses promete resolver boa parte dos problemas que mais incomodavam a população nas tradicionais estações-tubo, menos um: ainda não haverá banheiro à disposição nem do público nem dos cobradores.
As estações novas, que estão sendo chamadas de “Prismas”, serão colocadas inicialmente no trajeto do Inter 2. Ao contrário do antigo modelo em forma de tubo, tem ângulos retos e lembram uma espécie de contêiner de vidro. Por enquanto, serão 38 estações do gênero ao longo do percurso do Inter 2, linha mais movimentada da cidade.
O principal problema que poderá ser resolvido é o do conforto térmico. As estações-tubo são verdadeiros congeladores no inverno, especialmente quando há vento frio: sem paredes, os tubos se tornam túneis de ar gelado. E no verão, são quentes demais. Agora, haverá portas para barrar o vento e as estações contarão com ar-condicionado.
Outra boa novidade são os painéis solares para produção de energia (o que deve tornar viável o ar-condicionado, por exemplo). A prefeitura diz ainda que haverá “áreas de convivência, calçadas acessíveis, pontos de locação de bicicletas compartilhadas e parada de carros de aplicativo são algumas das funcionalidades previstas”.
O problema do banheiro, no entanto, persiste. Os cobradores terão onde tomar água (hoje, é comum que eles saiam correndo das estações para abastecer garrafinhas em hidrantes da Sanepar, por exemplo).
Mas não terão como ir ao banheiro durante seu turno, e terão de contar com a ajuda de comerciantes do entorno, o que nem sempre é fácil Além disso, durante esses períodos, a estação muitas vezes ficam sem ninguém responsável por atender os passageiros.
Bom dia a todos! Vocês sabem porque eles não projetaram os banheiros? … Sim porque logo logo não vai ter mais cobradores assim como fizeram nos ônibus, e também não tão nem aí para os passageiros também, pois o sistema é projeta né a mão de obra humana está a se desintegrar.
Por causa desse tipo de mentalidade que o sistema de transporte de Curitiba é hoje antiquado, caro, pouco eficiente e pouco confortável.
A casa estq destelhada, mas a gente se preocupa em trocar o carpete… tem que mudar o sistema, as estações tubo são de menos perto das condições da viagem, do preço da passagem e da ineficiência da integração… O sistema precisa mudar, temos que ter um bilhete único com integração de verdade e um sistema que seja mais confortável e acessível. Curitiba precisa trocar os poluentes, pouco confortáveis e caros Expressos, por VLTs! O tal Ligeirao que era vendido como solução anda tão cheio, que é impossível se mexer …
Infelizmente, engenheiros robotizados ignoram as necessidades humanas. Banheiro não precisa sem químico, banheiro normal as estações tubo são fixos.
Pelo jeito o companheiro “sindicalista” (com ironia) ali em cima está em uma das duas categorias, senão não as duas:
1 – tentou ser humorista, mas não tem talento;
2 – profissional sem nenhuma empatia.
Voto na segunda
Sobre a estação nova, acredito sim que futuramente muitas categorias profissionais deixarão de existir, conbradores incluídos. Mas enquanto existem devem ser respeitadas, por isso acho que, já que estão com um projeto novo, que seja incluído banheiro.
Infelizmente, essa administração de Curitiba sempre fazendo projetos caros e meia boca.
É…PELO COMENTÁRIO VOCÊ TAMBÉM DEVE SER UM DOS “SINDICALISTAS QUE CARREGA UMA PLACA NO PEITO COM OS SEGUINTES DIZERES: “VENDE-SE OU TROCA POR CARRO…”
Curitiba sendo Curitiba bo.mundo de fqz de conta vale a garrafa porém jamais o liquido
Pontos de ônibus cuja unidade custará próximo de 4 milhões? Prontos p aumento de tarifas?
Boa tarde sou cobrador de estações tubos , o q mais a gente sofre é falta de um banheiro químicos q já era pra ser uma grande referência para os trabalhadores.
Mas sabemos a solução para os banheiros, né?? Logo acabam com os cobradores nos tubos tbm….vai vendo.
Não tem necessidade desse tanto de coisa, é inviável e é uma Parada de ônibus. Não haverá cobradores!
Não vai ter cobradores neste novo modelo de estações.
Como se ninguém soubesse que a função “cobrador” logo desaparecerá dos tubos tbm. Inteligência Artificial vai substituir motoristas tbm. Trams funcionam sem funcionários já há muitos anos em várias partes do mundo. De vez em quando quase nunca sobe um fiscal pra ver se alguém não pagou a passagem (o sensor é dentro do Tram). Poluem menos em todos os sentidos e reduzem gastos consideravelmente.
O lance é: quem e de quanto em quanto tempo que os filtros do ar condicionado serão trocados? Pq os que eu vi em postos de saúde de Curitiba estão imundos e são facilmente focos de contágio.
Acho que, além do banheiro, precisa ter uma sala pra receber os amigos, uma cozinha para fazer as refeições, e uma churrasqueira, para bons eventos nos fins de semana. É uma antiga reivindicação dos cobradores. Some-se à essa luta, companheiro Galindo!