A tarifa técnica da Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT) ficou em R$ 7,6709 em dezembro. É esse o valor pago para as empresas concessionárias do serviço apesar da tarifa paga na catraca ser R$ 6,00. Com isso, Curitiba encerra 2023 com R$ 154 milhões de déficit no sistema. Em novembro a tarifa técnica era de R$ 7,2897. O valor de dezembro é o segundo maior no ano.
Segundo a tabela de cálculo da tarifa técnica não houve nenhum aumento significativo de custo, porém o sistema teve menos passageiros – cerca de 700 mil a menos – no mês se comparada a média mensal do ano, o que aumentou o custo por passageiro e, como consequência, da tarifa.
Muitas vezes, quando vou ao centro de Curitiba, penso em ir de ônibus, pois de carro tem de pagar estacionamento ou ESTAR. Mas o sistema não permite que você pague a passagem com dinheiro, PIX, ou cartão de débito. Ou seja, i sistema quer fidelizar o usuário, mas acaba espantando.
Novamente a Urbanização de Curitiba reclama que fechou em defiti porém a CMC até hoje não levou em conta propus o recolhimento pelo município uma cota dos pontos comerciais de Curitiba e RMC 0.25% sobre a arrecadação e fosse tudo para o transporte com o numero de empresas e pontos comerciais tenho certeza que a tarifa poderia ser gratuito a todos impulsionando mais do que nunca o próprio comércio mas claro com carros nos fins de semana tbm pois ninguém sai de devido a falta de carros em circulação
Parece uma coisa antipática o que vou dizer, mas pra quem mora razoavelmente próximo do centro não vale a pena andar de ônibus. Saí muito mais barato ir moto ou bicicleta, e de carro ou Uber acaba não saindo tão mais caro assim.
A integração com outros municípios pressionou muito a tarifa. Hoje compensa pegar o ônibus se vc mora na fazenda rio grande, 4 barras, mas não compensa se vc mora no agua verde.
Acho que essa diminuição do fluxo de passageiros reflete esse abandono do transporte público por muitos curitibanos. Simplesmente não vale a pena se vc levar em conta o valor e o conforto. Ainda mais que com carro de aplicativo vc pode ir em 3 ou 4 pessoas no mesmo carro.
Pra que pagar o mesmo no ônibus se eu posso ter muito mais conforto usando o Uber?
Sistema falido e que empurra as pessoas para outras alternativas precárias do ponto de vista ambiental. Fora o fato de que nada é feito para impedir os “fura catracas”, ou seja, paga quem quer.