Petistas de Curitiba programam ato contra apoio a Ducci

Zeca Dirceu está à frente de organização de ato por candidatura própria

Pré-candidatos a prefeito de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores estão agendando para a segunda quinzena de fevereiro um ato público em favor de candidatura própria da legenda. Até o momento, a tendência parece ser que o partido feche um apoio à candidatura do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB).

O evento ainda não tem data marcada, mas provavelmente acontecerá no dia 19. Quem está à frente da organização é o deputado federal Zeca Dirceu; o advogado Felipe Mongruel, conhecido como Magal, confirmou presença. A deputada federal Carol Dartora, também pré-candidata, foi convidada mas ainda não confirmou participação. O grupo deve ter adesão de outros parlamentares do partido, como o deputado estadual Requião Filho.

Leia mais: Magal, o ativista anti Lava Jato que quer ser prefeito

O partido está rachado hoje entre duas teses. Representantes do PT nacional, como a deputada Gleisi Hoffmann e seu aliado, o deputado estadual Arilson Chiorato, que hoje preside o PT estadual no Paraná, acham que o mais importante é ter uma frente ampla com os partidos que compõem a base de Lula no Congresso, para aumentar a governabilidade do presidente.

Nesse sentido, a ideia, não só em Curitiba como em outras cidades, é apoiar o candidato ligado à coalizão que esteja em melhores condições de vencer a eleição. Em São Paulo, por exemplo, iso significou o apoio a Guilherme Boulos (PSOL). Em Curitiba, a leitura da cúpula é de que o deputado federal Luciano Ducci é quem teria maiores condições de fazer o enfrentamento com os candidatos à direita.

Leia mais: Vereadora mais experiente do PT deve “se aposentar”

Na base do partido, porém, o entendimento é de que o PT não pode abrir mão da candidatura, ainda mais num momento em que teria candidaturas com maior viabilidade do que em outros anos. Além disso, Ducci não é visto como um aliado natural – o PT foi oposição a ele na Prefeitura, e o ex-prefeito votou pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Petistas de Curitiba programam ato contra apoio a Ducci”

  1. Sandro Luis Fernandes

    E o Alckmin??? Qual a postura dos três diante disso?
    Acho difícil PT ter aderência aqui. Gosto da ideia de uma oposição forte em Curitiba. E isso o PT pode fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima