Rua no Prado Velho é transformada em estacionamento da Havan

Parte da via pública foi permutada entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa há 21 anos

Um pequeno trecho de rua que fazia a ligação entre a marginal da Linha Verde e a Rua Aluízio Finzetto, no Prado Velho, em Curitiba, agora virou estacionamento da Havan. A mudança, segundo a Prefeitura de Curitiba, e a assessoria da Havan, está respaldada por um processo de permuta. Entretanto, a Secretaria de Urbanismo e a empresa não deram detalhes sobre os termos do processo.

Trecho que foi incorporado ao estacionamento da Havan está sinalizado em preto. Imagem: Google Maps.
Trecho antes das obras (Imagem: Reprodução/Google Maps)
Foto tirada em 30 de junho de 2021 mostra o estacionamento da empresa onde antes era a rua. Foto: Plural.

De acordo com a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba, há 21 anos, a partir de um processo de permuta de áreas, parte da via que ficava entre a Havan e a área que hoje é utilizada como estacionamento da loja, foi trocada entre o município e a empresa. A assessoria da SMU, no entanto, não disse qual área a Prefeitura teria recebido em troca nesse processo.

Isso significa que o trecho em questão já foi parte de uma via pública, mas, desde os anos 2000, faz parte de um terreno privado, de propriedade da Havan – ainda que viesse sendo usado como via pública ao longo desses anos.

Até o momento, a reportagem teve acesso apenas aos pareceres do Processo nº 01-071130/2000, que tem movimentações até o dia 1 de julho de 2021. O documento completo foi requisitado pelo Plural por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mas ainda não houve retorno.

Procurada pelo Plural, a Havan afirmou que a rua não foi fechada. “O que aconteceu foi que a Prefeitura mudou de local uma ruazinha que tinha do lado da loja. A Prefeitura tirou dali e colocou na extrema do terreno vizinho.”

O caso do Polloshop

Há seis anos, um caso semelhante causou polêmica em Curitiba. O fechamento de um trecho da Rua Flávio Dallegrave, no Alto da XV, por conta das obras do estacionamento do Polloshop gerou discussões a respeito da mudança se configurar ou não como uma apropriação de um bem público. Moradores e lojistas afirmaram que a mudança traria muitos prejuízos à população local.

Na época, chegou-se à conclusão de que o terreno era de propriedade do dono do estabelecimento e que, por isso, ele poderia reformá-lo. Em acordo com a Prefeitura de Curitiba, que confirmou a informação de que o espaço pertencia ao Polloshop, para fechar a rua, o estabelecimento deveria cumprir algumas medidas compensatórias, como o alinhamento do meio fio, mudança de placas e demarcação de pistas e vagas.

Ou seja, segundo as partes envolvidas nas obras, não houve irregularidades no fechamento do local, visto que já era uma área particular de propriedade do Polloshop.

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Rua no Prado Velho é transformada em estacionamento da Havan”

  1. Eu moro perto, essa era a Rua Wilson Feijó. Foi fechada e transferida para o outro lado do estacionamento. Não sei se foi a prefeitura ou Havan que pagou pela obra.
    O fato é que não mudou muita coisa , apenas andar mais 100 metros para ter acesso da marginal para Rua Aluizio Finzetto. Já para Havan ficou muito bom!

  2. Um entre tantos descalabros da PMC. I que acha a Camara de Vereadores? Por quem passam essas avaliações? Acho que isso deve ser amplamente denunciado e levado a todas as instâncias cabíveis. Em alguns bairros residenciais ciais de Curitiba, ruas são bloqueadas como uma area residencial nobre do Seminário, entre outras.

  3. Acho interessante que TUDO nessa prefeitura não tem dados abertos. Rafael Greca se gaba de ser uma “cidade inteligente”, conectada, pra frentex, mas esconde dados que DEVEM ser públicos!! Curitiba não é um terreno da sua família, prezado prefeito. Apesar de provavelmente ser a única pessoa a conhecer o hino daqui, isso não te faz mais curitibano e nem te dá mais direito a nada. Essa prefeitura é a menos transparente que já tivemos, justamente numa época em que todos esses dados podem estar facilmente à disposição de toda a população, que tem direito constitucional ao acesso disso.

  4. David de Carvalho

    Sugiro ao Plural investigar os critérios de implantação de vagas do EstaR nas últimas semanas.
    Na Água Verde e Rebouças muitas quadras foram sinalizadas sem qualquer justificativa. Quadras onde jamais houve falta de vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima