Racismo leva universidade a afastar alunos

UEPG anuncia medida dois dias após o Plural mostrar conteúdo compartilhado por alunos de Agronomia

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) decidiu afastar os alunos envolvidos no caso de racismo que vem sendo investigado pela instituição e pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). Em nota encaminhada nesta quinta-feira (22), a UEPG confirma o afastamento cautelar de sete estudantes identificados na troca de mensagens denunciada anonimamente no fim de agosto.

Leia mais: Crianças negras são usadas como escravas em desfile

O caso foi divulgado com exclusividade pelo Plural. O episódio foi em um grupo de WhatsApp de matriculados no curso de Agronomia, onde foram compartilhados dezenas de posts, a maioria no formato de figurinhas, de conotação racista, nazista e homofóbica.

“Em até 30 dias, com o término do inquérito administrativo que apura o caso, os infratores podem sofrer as medidas disciplinares previstas no regimento institucional, que tem como uma das possibilidades de resultado a exclusão dos estudantes do quadro discente da instituição”, diz a nota encaminhada pela instituição.

Racismo punido

Desde a quarta, a gestão da UEPG vinha sendo pressionada pela comunidade acadêmica para se posicionar em relação ao caso.

“Complementarmente às campanhas já realizadas historicamente pela Universidade, a UEPG intensificará ações de sensibilização  sobre direitos humanos junto à comunidade interna”, afirma ainda o texto.

Estudantes programam para esta sexta-feira (22) manifestações no campus principal da Universidade, o de Uvaranas, contra a prática de racismo dentro da instituição. Depois que o caso veio à tona, Centros Acadêmicos e coletivos da UEPG passaram a se manifestar oficialmente em relação às denúncias. Eles pedem severidade nas apurações e punição aos envolvidos.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Racismo leva universidade a afastar alunos”

  1. abraão de aragon ferreira

    daí os progressistas da UEPG votam no Lula que se diz ser anti-racismo, mas que vem a Curitiba e insulta nossos pretos sequer chamando Renato Freitas pro palco, sequer mencionando solidariedade pro rapaz que sofre perseguições horríveis da ultra direita aqui no Paraná. Os anti-racistas medrosos do PT, que ficam bem quietinhos diante do racismo contra um deles aqui no Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima