Quem pode votar na consulta pública pela militarização das escolas?

Consulta termina nesta quarta-feira (29) em 127 colégios do Paraná

Até 22h desta quarta-feira (29) o governo Ratinho Jr. (PSD) realiza consulta pública para adoção do modelo cívico-militar em 127 escolas estaduais do Paraná. Em Curitiba 27 unidades educacionais podem ser militarizadas, o que para o sindicato que representa os trabalhadores da educação pública do estado pode causar problemas.

O resultado da consulta pública será aplicado já para o ano-letivo 2024 em escolas que têm do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. De acordo com o Governo do Estado 80 mil alunos da rede serão impactados.

Quem pode votar

A consulta não é aberta para todos os paranaenses. Só votam estudantes que têm mais de 16 anos, pais ou tutores legais e servidores da educação. No caso de estudantes menores de idade os responsáveis têm direito a um voto por filho.

A lista para votação em todo Paraná está disponível aqui. Cada pessoa pode votar no colégio no qual integra a comunidade escolar. É preciso levar documento com foto.

Leia também: Ministério Público do Paraná  denuncia estudante de Direito por prática e incitação ao racismo

O edital que rege a consulta prevê ainda que 50% das pessoas aptas a votar mais um determinarão a opção vencedora, ou seja, maioria simples. No dia 5 de dezembro será divulgado o resultado.

Problemas

No primeiro dia de votação, terça-feira (28), houve adesão tímida por conta do clima. A APP-Sindicato também registrou impedimento da entrada representantes no Colégio Estadual de Santa Felicidade, em Curitiba, para acompanhar o pleito.

A Secretaria de Estado de Educação (Seed) afirmou que “todos devem respeitar o processo democrático” sobre o impedimento do acesso dos sindicalistas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima