Prouni abre processo seletivo nesta terça (27); veja como se inscrever

Prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos termina na sexta-feira (30); saiba mais

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre inscrições nesta terça-feira (27). Os estudantes interessados em participar do processo seletivo têm até a próxima sexta-feira (30) para realizar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever no Prouni, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 ou 2022, ter obtido pontuação igual ou superior a 450 na média das notas e não ter zerado na nota da redação.

Além disso, o candidato não pode ter participado do Enem na condição de treineiro, situação em que o estudante não está concluindo o ensino médio no ano da prova.

No momento da classificação dos candidatos, o Ministério da Educação (MEC) utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho.

Para ter acesso à bolsa integral, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 4 de julho e o da segunda chamada, para 24 de julho. Os candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares podem ainda manifestar interesse para entrar na lista de espera nos dias 14 e 15 de agosto. A divulgação da lista será no dia 18 de agosto.

Prouni

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Ao concluir a formação, o estudante não deve nada ao governo e nem à instituição de ensino.

Para participar do programa é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; 
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

FIES

Estudantes que buscam auxílio para custear as mensalidades nas universidades privadas também podem utilizar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

O fundo é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Isso significa que o FIES não concede bolsas de estudo, mas funciona como um empréstimo do governo federal. Ao concluir a formação, o beneficiário terá que devolver o valor investido de maneira parcelada, sem juros. As prestações serão pagas de acordo com o limite de renda da pessoa.

As inscrições para o FIES estarão abertas entre 4 e 7 de julho deste ano e devem ser realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os candidatos interessados em se inscrever no FIES precisam ter participado do Enem a partir de 2010, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos e não ter financiamento do FIES ativo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima