Como é a transição do Ensino Médio para a Universidade?

As diferenças entre Ensino Médio e faculdade são inúmeras. Pensando nisso o Plural fez um guia para ajudar calouros na transição

Ao fazer a transição do Ensino Médio para a faculdade muitos sofrem com a mudança. No entanto, essa transição pode deixar os recém-chegados perdidos na nova vida acadêmica. Este ano pouco mais de 4 mil alunos ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo.

Dos alunos que começaram a graduação na UFPR, 3739 estudantes frequentam um dos campi da federal em Curitiba. Lauan Felipe de Paula Pereira, 17 anos, é um desses alunos. “Sempre tive o desejo de ingressar na faculdade logo após concluir o ensino médio, e com muito esforço, finalmente consegui realizar esse sonho. Não posso dizer que estou nervoso, mas, com certeza, há uma leve ansiedade sobre tudo isso”, conta o jovem.

Leia também: UFPR oferece vagas para MBAs em Curitiba

Pereira é um dos alunos que saiu do Ensino Médio e já ingressou diretamente na faculdade. O futuro aluno de design gráfico já notou as diferenças. “Uma das diferenças marcantes ao iniciar a faculdade é a ausência de uma lista inicial de materiais, a liberdade de não precisar solicitar permissão para sair da sala e a flexibilidade para montar meu próprio horário de aulas. No entanto, a principal diferença até o momento foi a iniciativa dos veteranos de criar um grupo no WhatsApp com todos os calouros, proporcionando uma primeira interação entre nós”, diz.

Guia para calouros

O primeiro passo para ingressar na graduação é a matrícula. Ela pode ser feita de diferentes formas, como utilizando a nota do Enem, prestando vestibular, através do Prouni, entre outras formas de ingresso. De maneira geral, para se matricular na faculdade, é necessário apresentar documentos de identificação do aluno e histórico escolar. Em algumas instituições, também é preciso apresentar a documentação do responsável financeiro. As matrículas costumam seguir as normas e regras de cada instituição.

As faculdades também disponibilizam manuais para auxiliar os alunos ao longo da graduação. Já os portais do aluno disponibilizam o ensalamento e a grade horária. O portal do aluno da Cruzeiro do Sul, pode ser acessado pelo App Duda, o portal da PUCPR é o WebAluno. Já os manuais de calouros da UTFPR e da UFPR e da UniBrasil podem ser acessados online.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima