Curitiba cai no ranking de qualidade do saneamento básico

Entre as 100 cidades avaliadas, a capital do Paraná ficou em 22° lugar no ranking de saneamento básico nacional

O Instituto Trata Brasil (ITB), publicou o Ranking do Saneamento que avalia as condições de saneamento básico nos 100 municípios mais populosos do Brasil. No ranking, Curitiba ficou em 22º lugar, 7 pontos abaixo do registrado em 2023.

A capital do Paraná vem caindo no ranking desde 2022, quando ocupava o 12º. Em 2023, Curitiba ocupava a 15º posição e neste ano está na 22º posição do ranking. A queda, no entanto, pode indicar que os investimentos para melhorias no saneamento tenham aumentado em outros municípios.

Entre as capitais do Brasil Curitiba é a 4ª com melhores condições de saneamento ficando atrás apenas de São Paulo, Campo Grande e Goiânia. A cidade também se destaca na distribuição de água. Das 27 capitais brasileiras, somente nove possuem ao menos 99% de abastecimento total de água. Entre elas está Curitiba que ocupa o 2° lugar.

Dos municípios analisados pelo Trata Brasil, cinco possuem 100% de coleta de esgoto. No Paraná quatro cidades atingiram 99,99% de tratamento de esgoto, entre elas estão: Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Maringá, que ocupa a primeira posição do ranking geral. Já Curitiba tem um índice de 99,98% de tratamento total de esgoto, o que segundo o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, indica que a capital do Paraná possui uma coleta de esgoto universalizada.

O ranking avalia o saneamento básico levando em consideração os níveis de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência na distribuição de água e tratamento de esgoto de acordo com os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima