Projeto distribui marmitas para população em situação de rua de Curitiba; veja como ajudar

Em um momento de queda das doações à Cozinha Solidária, produtos mais necessitados são alimentos não perecíveis

Desde o início da pandemia, as demandas básicas da população em situação de vulnerabilidade social de Curitiba – como a fome, a sede e o uso de banheiros – se tornaram cada vez mais urgentes. Diante do comércio, restaurantes populares, torneiras e banheiros públicos fechados, essa parcela da sociedade que já era exposta, ficou ainda mais desamparada. 

Por isso, em março de 2020, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) decidiu criar a Cozinha Solidária, projeto que atende a necessidade inadiável por alimentação das pessoas que vivem nas ruas da capital. 

“Muitas pessoas pararam de entregar comida com medo do vírus e os restaurantes populares fecharam com o lockdown. Mas as pessoas em situação de rua tinham que comer em algum lugar. Então tive a ideia de montar essa Cozinha”, conta Leonildo José Monteiro Filho, coordenador nacional do MNPR.

Segundo Leonildo, o número de famílias em situação de rua cresceu muito com o decorrer da pandemia. Enquanto no início de 2020 eram entregues cerca de 150 marmitas diariamente, hoje são de 350 a 400. A estimativa do movimento é de que, atualmente, em Curitiba, existam mais de 5 mil pessoas em condições de vulnerabilidade.

A Cozinha Solidária funciona todos os dias da semana, das 8h às 16h. O projeto é composto por voluntários e militantes da causa que ajudam no preparo e distribuição das refeições.

“Às seis horas da manhã já estou de pé e venho para cá [sede do MNPR]. O nosso trabalho é ajudar quem mais precisa. Depois que o pessoal voltou a trabalhar, as pessoas não viram o rombo que a pandemia deixou para as pessoas em situação de rua. Muita gente precisa dessa alimentação”, comenta o coordenador estadual do Paraná do MNPR, Carlos Humberto dos Santos, mais conhecido como Pulga.

Como doar

De acordo com Leonildo, as doações tem diminuído nos últimos meses, mas as demandas da população em condições de vulnerabilidade continuam crescendo. Por isso, quem quiser contribuir com a Cozinha Solidária do MNPR pode doar alimentos não perecíveis, arroz, carne, feijão, macarrão, legumes e verduras; ou qualquer quantia em dinheiro.

As doações podem ser feitas diretamente na sede do MNPR (Rua Engenheiros Rebouças, 1595), por transferência bancária ou PIX.

  • Leonildo José Monteiro Filho
  • Caixa Econômica Federal
  • AG: 0373
  • Operação: 1288
  • Conta: 000817077842-3
  • CPF: 295.785.698-07 (PIX)

Para mais informações, basta entrar em contato com o coordenador nacional do movimento, por meio do telefone (41) 9 9843-1959.

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Projeto distribui marmitas para população em situação de rua de Curitiba; veja como ajudar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima