Paraná teve 114 bebês internados por desnutrição em 2022

Estado é o 9º com maior número de hospitalizações deste tipo no Brasil

O Paraná teve 114 hospitalizações de bebês menores de 1 ano por desnutrição em 2022. A informação é de um estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), realizado com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, e extraídos em 29 de dezembro do ano passado.

No total, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais – o equivalente a sete por dia em todo o país. Das regiões do Brasil, o Nordeste concentrou o maior número de hospitalizações, com 1.175, enquanto o Sul registrou 376 bebês internados.

De acordo com o coordenador do Observa Infância e pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Cristiano Boccolini, apesar da pequena redução no número de internações desse tipo no país de 2021 para 2022 (de 2.946 para 2.754), o cenário ainda é preocupante.

Observa Infância

O Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica que visa levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até cinco anos. O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto a sistemas de informação nacionais. 

As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia e Cristiano Boccolini no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima