Paraná recebe oxigênio do Amazonas

São 200 cilindros para cidades que já enfrentam problemas no abastecimento, como SJP

Municípios paranaenses sentem a força da contaminação acelerada da Covid-19, com a falta de leitos, medicamentos e oxigênio. As Redes Municipais precisaram pedir ajuda ao Governo do Estado, que por sua vez pediu ajuda ao Governo do Amazonas. De lá vieram 200 cilindros de oxigênio neste domingo (21).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o governo “solicitou ajuda para reposição de cilindros em alguns municípios que tiveram dificuldade de logística”.

“Até o momento, foram enviados 20 para a UPA de São José dos Pinhais e os demais aguardam definição de regiões. Tão logo tenhamos essa informação, divulgaremos”, garante a Sesa, afirmando que os fornecedores que abastecem as unidades próprias do Estado “sinalizaram que possuem estoque para abastecimento das unidades”. 

A Prefeitura de São José dos Pinhais foi procurada pelo Plural, confirmou o recebimento dos 20 cilindros para a Rede Municipal, mas não respondeu aos demais questionamentos sobre o problema de falta de oxigênio enfrentado.

A maior cidade da Região Metropolitana de Curitiba, com 320 mil habitantes, possui apenas duas Unidades de Saúde para atendimento de emergência e um hospital, com somente 10 vagas de UTI Covid SUS, todas ocupadas. Há mais de três mil casos ativos de coronavírus no município e, pelo menos, 407 mortes pela doença – últimos dados atualizados em 19 de março pelo Painel Covid da Prefeitura.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima