Subnotificação de óbitos por Covid-19 em Curitiba chega a 32%

Com casos de SRAG sem causa definida Curitiba já teria passado de 5,2 mil óbitos por Covid-19

O boletim oficial diário de Covid-19 emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba registra neste dia 22 de março de 2021 um total de 3.503 óbitos causados pela doença. Dados do Sivep-Gripe, que é parte do sistema de bancos de dados do SUS, mostram que até 14 de março de 2021 a cidade tinha já 3141 óbitos por Covid-19, mas também outras 1.533 mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) sem agente definido.

Ou seja, cerca de 32% dos óbitos provocados pelo coronavírus em Curitiba não constam nos registros oficiais do município.

Grosso modo, essas mortes são pessoas que ou não foram submetidas a exames ou tiveram resultado negativo, mas dada a prevalência do coronavírus na região muito provavelmente também são vítimas da doença. O levantamento, parte de um Subnotificômetro que será atualizado semana a semana, foi produzido pela Lagom Data, do jornalista Marcelo Soares, a pedido do Plural e permite a consulta dos dados por cidade de residência do paciente.

De acordo com os dados sistematizados pela Lagom, Curitiba já teria neste dia 22 de março mais de cinco mil óbitos por Covid-19 de residentes na capital (os dados do boletim da SMS só consideram casos de residentes na cidade). Se considerados todos os pacientes que faleceram em unidades de saúde da cidade, são quase 6,5 mil óbitos pela doença.

A subnotificação de casos de Covid-19 afeta a precisão de índices que avaliam o desenvolvimento da doença na cidade, como o cálculo do índice de reprodução do vírus (R0), que mede a velocidade com a qual o vírus é transmitido. O R0 é importante porque ajuda a estimar o número de pacientes que deverão necessitar de hospitalização nas semanas seguintes, portanto essencial no desenvolvimento de políticas para evitar o colapso da rede de saúde.

Acesse aqui o Subnotificômetro.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Subnotificação de óbitos por Covid-19 em Curitiba chega a 32%”

    1. Existem mortes de síndrome respiratória aguda que não são covid ! Gripe , bronquite, etc. Não me parece correto simplesmente entender que tudo é covid. Teria que comparar com a média dos anos anteriores.

  1. EDSON LUIZ DA CRUZ

    Excelente informação. De fato, a subnotificação ajuda a produzir uma falsa sensação de que o perigo está longe. Mas não está!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima