Curitiba vacina idosos com 75 anos

PR quer imunizar todos acima de 60 anos em abril. Estados e municípios se unem em consórcios para facilitar acesso às farmacêuticas

Curitiba dá continuidade à vacinação de Idosos com 75 anos completos nesta terça-feira (23). O atendimento para a faixa etária foi dividido em dois dias. Na última segunda-feira (22) foram imunizadas, com a primeira dose, pessoas com 75 anos completos nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho. Na terça-feira (23), será a vez dos idosos com 75 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para esse grupo, não haverá agendamento. Para receber a vacina, é necessário que um familiar do idoso se dirija a um dos pontos de vacinação.

A recomendação é que o idoso esteja acompanhado e leve documento de identificação com foto e CPF. Caso não esteja cadastrado na plataforma Saúde Já, deve levar apresentar também comprovante de residência com endereço de Curitiba.

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOSDe segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

1 – Pavilhão da Cura

Parque Barigui

2 – Unidade de Saúde Salvador Allende

Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 –  Sítio Cercado

3 – US Vila Diana

Rua René Descartes, 724 – Abranches

4 – US Jardim Paranaense

Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

5 – US Camargo

Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

6 – US Ouvidor Pardinho

Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

7 – US Vila Feliz

Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

8 – US Pinheiros

Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

9 – Clube da Gente CIC

Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

10 – Rua da Cidadania do Tatuquara

Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

11 – Rua da Cidadania do Fazendinha

Rua Carlos Klemtz, 1.700

DRIVE-THRUDe segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)

3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)

Novo lote

As vacinas aplicadas nesta segunda e terça-feiras fazem parte do oitavo lote da Coronavac enviado pelo Ministério da Saúde para o Paraná, com mais 258,4 mil doses. As doses são destinadas a dois grupos prioritários: idosos entre 75 e 79 anos (106.930 doses) e profissionais da saúde (22.270 doses).

No último sábado (20), o Governo do Estado recebeu mais 240.450 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 234.200 doses da Coronavac, produzida pela Sinovac e Instituto Butantan, e 6.250 do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford/AstraZeneca, parte do primeiro lote fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esta leva de imunizantes é destinada aos grupos prioritários de idosos, profissionais da saúde e povos de comunidades tradicionais e quilombolas.

A expectativa é de que o estado repasse ao municípios vacinas suficientes para imunizar todos os idosos acima de 60 anos ainda no mês de abril e a totalidade dos grupos prioritários até maio, segundo o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, Werner Junior. 

Imunizados

Até a última quinta-feira (18), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba aplicou a primeira dose do imunizante em 119.186 pessoas, sendo 64.937 idosos, 48.400 profissionais da saúde, 5.776 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência e 73 indígenas.

No mesmo período, 47.645 pessoas dos grupos prioritários receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Consórcios

Com o objetivo de ampliar o acesso às vacinas contra a covid-19, municípios e estados organizam-se para participar de consórcios de compra dos imunizantes. O movimento se deu após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro deste ano, favorável a compra pelas administrações municipais e a sanção da Lei nº 534/2021, em março, que autoriza a aquisição direta pelos municípios e por empresas privadas.

Na última quarta-feira (17), o prefeito Rafael Greca sancionou dois projetos de lei que  autorizam o município a adquirir vacinas para o enfrentamento da pandemia de covid-19 e a participar do consórcio de compra de imunizantes, o Conectar, formado oficialmente nesta segunda-feira (22), com 2,5 mil municípios. Na próxima semana, será eleita a diretoria e o conselho fiscal.

“O objetivo inicial do Conectar é adquirir 20 milhões de doses de vacinas, que poderão completar o Plano Nacional de Imunização até o fim do primeiro semestre. Ainda não há, contudo, uma previsão de quanto desse volume, se efetivado, poderá vir para Curitiba”, destaca a Prefeitura.

A aprovação do Consórcio, no entanto, não garante a compra de vacinas. De acordo com o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, as leis são o primeiro passo. A aquisição depende ainda de negociações de preço, escala e, principalmente, da disponibilidade dos imunizantes aos municípios.

Curitiba tem reservados, do fundo de emergência do município, cerca de R$ 100 milhões para a aquisição de vacinas. A proposta autoriza, ainda, o remanejamento de recursos do orçamento vigente para a compra dos imunizantes.

No Sul

No mesmo dia, o Paraná se uniu aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em uma estratégia de ampliar o acesso aos laboratórios com a formação de um fundo financeiro único entre os três estados. 

Desde o dia 3 de março, o governo estadual enviou oito cartas de intenção para diferentes laboratórios, formalizando o desejo de compra imediata de 16 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. A depender da capacidade de entrega das farmacêuticas, a quantia pode chegar a 33 milhões de doses. 

“O Paraná iniciou conversas com laboratórios e distribuidores assim que o Supremo Tribunal Federal permitiu a compra de vacinas pelos estados. No momento em que aparece a oferta, protocolamos a carta de intenções reforçando o interesse comercial”, disse Carlos Setti, diretor-executivo do Consórcio Paraná Saúde, que reúne 398 municípios. 

Os imunizantes que vierem a ser adquiridos pelo consórcio do Sul, no entanto, não serão usados apenas na região.  Os três governadores afirmam que as doses serão encaminhados para o Ministério da Saúde como forma de encorpar e dar mais agilidade ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

O grupo estabeleceu, ainda, um mecanismo de solidariedade entre os estados no compartilhamento de leitos, insumos, aparelhos e medicamentos conforme a urgência de cada região.

De acordo com o governador Ratinho Jr., a consolidação do consórcio facilitará a colaboração com outros estados, conforme o estágio da contaminação em cada região.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima