Para viabilizar terceira via, Oriovisto propõe segundo turno com 3 candidatos

Ideia do parlamentar é diminuir a polarização e garantir a presença de partidos centro no segundo turno

Diante da polarização política e da dificuldade de emplacar uma via alternativa aos nomes de Lula e Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos) decidiu propor uma mudança no sistema eleitoral que beneficiaria partidos e candidatos de centro. O parlamentar está escrevendo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que o segundo turno das eleições passe a ser disputado por três candidatos.

Ainda há poucos detalhes sobre o texto, que deve ser finalizado e apresentado na semana que vem, mas o próprio senador confirma a iniciativa e explica o motivos que o levaram a propor a mudança.

“O Brasil tem partidos demais. Tem quase 30 partidos. E, provavelmente, nós teremos um candidato de esquerda, que será o Lula, um de direita, que será Bolsonaro – mas não só pensando na próxima eleição, mas em todas – e provavelmente o centro vá se dividir em três, quatro candidatos. Aí o que vai acontecer? No segundo turno, todos os eleitores que votaram em candidatos de centro ficam perdidos, ficam sem ter em quem votar”, explica.

“Se tivéssemos três candidatos no segundo turno, a eleição seria muito mais interessante. Em vez de votar num candidato porque não gosto do outro, eu poderia me identificar com um candidato que realmente eu gosto”, diz.

A proposta não é uma novidade. Em 2019 foi apresentada uma PEC de mesmo teor na Câmara, mas Oriovisto quer fazer o texto tramitar pelo Senado, onde, segundo ele, “as coisas andam mais rápido”.

Sobre o/a autor/a

10 comentários em “Para viabilizar terceira via, Oriovisto propõe segundo turno com 3 candidatos”

  1. Paulo Ferreira de Jesus

    E pensar que joguei meu voto fora, votando nesse Senhor que só pensa em ajudar e privilegiar seus parceiros empresários que agora querem sugar na Educação também, sem falar no Secretário da Educação aqui do Estado, indicado por ele.

    1. Rozangela Mendes Casali

      Isso é uma bandidagem com o nosso país. Vamos trabalhar Sr Senador, com as pautas que estão no senado. Ridícula essa proposta. Quer continuar colocando seu queridinho na presidência?! Hehehehe, o Povo não é mais “bobo”. Boba fui eu de acreditar numa pessoa, que estava entrando na política, votando no Sr. Mas, 8 anos de mandato está passando. Se, o povo continuar acordando, sua hora vai chegar e claro passar.

  2. Oportunidade para os candidatos de centro, de direita ou de esquerda, já se tem no primeiro turno da eleição. Não obtida a vitória por um candidato com a maioria dos votos válidos no primeiro turno, a ideia central é que, no segundo turno, os dois candidatos mais votados, arrebanhem votantes dos demais, dando legitimidade ao mandato daquele que se tornar vitorioso, pois terá a maioria dos votos válidos, o que não ocorreria com três candidatos. Essa é a essência da eleição em dois turnos.

  3. É incrível como a capacidade de criar factóides golpista é infindável na classe política brasileira. E, mais incrível ainda, como ela reflete os anseios golpistas das elites desse país.

    Se o que eu quero não está sendo o que a população quer, mudemos a regra do jogo e melemos o jogo até que a minha vontade prevaleça. Essa é a regra dessa trupe.

  4. Sim interessante a proposta do Senador Oriovisto. Mas no momento incabível ainda dá tempo para a terceira via se mexer e se continuar assim parada e com muitos se achando será impossível, 56% dos eleitores Brasileiros ainda não tem candidatos não votam no Lula corrupto PT, e no Genosida louco despreparado Bolsonaro. Então só nos resta aguardar pra ver quem vem Salvar nossa tão querida PÁTRIA BRASIL…………forte abraço

  5. Tentou emplacar a prisão em segunda instância para tirar o Lula da jogada, fracassou! Agora com essa Emenda pretende alçar o “Justiceiro da Republiqueta de Curitiba” para o segundo turno. Esqueça senador, nem se forem quatro para o segundo turno o seu o ídolo estará dentre eles. A máscara caiu ou o senhor ainda não percebeu?

  6. Aki, só a verdade

    Mais uma vez o senador, empresário, escritor, professor, palestrante e sabe-se lá o que mais mostra como é um homem de visão. Como ninguém havia pensado nisso antes??? Humilde contribuição, senador: proponho uma repescagem com o 4, 5 e 6 colocados, daí, os dois melhores desta fase se juntam aos três do segundo turno. Por fim, fazemos depois um terceiro turno, só com os três sugeridos pelo senhor. Quem sabe aí o Doria, o Rato, o Amoedo, o Richa ou mesmo o senhor (olha só!!!) possam brincar na fase final, que dará vaga aos pleitos de 2024 ou 2026. Parabéns pela proposta.

  7. Como dizia Einstein, a inteligência é finita, mas a estupidez é infinita. Os três senadores do Paraná são de uma mediocridade tamanha que só poderia vir de um deles uma proposta dessas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima