Para ressignificar 13 de maio, Centro Cultural Humaitá faz “Linha Preta” neste sábado

13 de maio é a data da abolição da escravatura e é tratado como um dia de reflexão para o Movimento Negro

Neste sábado (13) ocorre mais uma edição do “Linha Preta Curitiba”, do Centro Cultural Humaitá. As inscrições já estão encerradas, mas há uma lista de espera. Interessados devem entrar em contato por meio do formulário online. O passeio será repetido no dia 20, às 9h. Para esta data há vagas.

O Linha Preta é um circuito que ocorre pelo Centro Histórico de Curitiba no qual os participantes podem conhecer a história não contada de pessoas negras que construíram locais importantes da cidade.

Neste sábado, por conta do dia da abolição da escravatura, também haverá uma roda de jongo em homenagem aos ancestrais africanos. “A data vem sendo ressignificada pelo movimento negro como Dia Nacional de combate ao racismo”, explica o zelador cultural Kandiero, do Humaitá.

O jongo começa na praça Tiradentes, às 14h.30 O encerramento do passeio está previsto para meio-dia.

O jongo será feito aos pés das Gameleiras sagradas,  árvores míticas que representam o tempo, a sabedoria e a justiça. Kandiero explica que para as tradições Congo Angola as Gameleiras representam o inquice Tempo, e para os Yorubás, representam o orixá Iroko.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima