Neste mês a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa (Alep), em Curitiba, em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer promove ações alusivas ao Outubro Rosa, voltado para prevenção ao câncer de mama.
Em 15 de outubro a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Procuradora promovem uma audiência pública. Além disso, está em exposição a mostra fotográfica Cesar e Silvia Roman, é baseada na citação de Charles Chaplin “Os Melhores Médicos do Mundo” e conta com seis mulheres em tratamento oncológico para representar cada uma das atitudes. A estreia será no dia 7 de outubro.
Arrecadação
Entre os dias 7 e 28 de outubro a Procuradoria da Mulher arrecada, na Alep, itens de higiene pessoal para mulheres que enfrentam tratamento oncológico. Podem ser doados hidratantes, lenços umedecidos e desodorantes. Os donativos serão destinados para a União das Mulheres de Colombo (UMC).
De acordo com levantamento da Procuradora da Mulher, em 2024 foram registrados mais de 73 mil casos de câncer de mama no Brasil. Ações preventivas como a do Outubro Rosa, estimulam a detecção precoce, o que, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, aumenta o índice de cura.