Num só ano, 40 mil curitibanos tiraram sua primeira habilitação

Mês com maior indice de abertura de processos para adquirir a primeira Carteira Nacional de Habilitação é janeiro

Em 2023, cerca de 200 mil paranaenses deram entrada em seu processo para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Destes novos motoristas, 41.391 são curitibanos. O mês com maior taxa de abertura de processos para adquirir a primeira CNH é janeiro.

O primeiro semestre de 2023 acumula 55% dos processos para retirada da primeira habilitação. Apenas em janeiro, 5.407 pessoas deram entrada no Detran para adquirir sua CNH. Em contraste, dezembro tem os menores índices, com apenas 2.352 pessoas começando na autoescola.

Os dados também indicam que o número de novas CNHs emitidas em Curitiba entre 2022 e 2023 teve uma pequena mudança, com um aumento de 4% de um ano para o outro, totalizando apenas 1.877 novas CNHs. O mesmo padrão ocorre no Paraná, onde o aumento foi de apenas 4,3%, ou 8.451 novas habilitações.

Leia também: Fique esperto: como fazer a revisão do carro pelo melhor preço

Para os mais jovens, completar 18 anos significa não apenas a chegada à vida adulta, mas também o momento de obter sua habilitação. Apesar do desejo, os jovens ainda são minoria no número de recém-habilitados. Segundo os dados do Detran, apenas 130 jovens entre 18 e 20 anos eram habilitados na capital do Paraná em 2023.

Anne Luize de Lima Silva, 18 anos, está entre os jovens que desejam tirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação, mas ainda não conseguiram. “Eu sempre quis tirar minha carteira de motorista, mas esse desejo aumentou depois que comecei a faculdade. Eu espero tirar a carteira e não depender tanto do ônibus”, diz.

A estudante ainda não tirou sua carteira de motorista porque precisa se organizar financeiramente. “Pretendo começar a trabalhar logo, para me planejar financeiramente tanto para tirar a carteira de motorista quanto para comprar um carro”, relata.

Carteira Nacional de Habilitação

O procedimento para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) segue alguns requisitos. Sendo o primeiro deles ter 18 anos completos ou mais e saber ler e escrever.

Para dar início ao processo de obtenção da CNH, é necessário ir a uma autoescola. A autoescola realiza o agendamento do pré-cadastro e da entrega dos documentos exigidos pelo Detran.

Após a realização do pré-cadastro, o futuro motorista faz o exame médico e o exame psicotécnico, as aulas teóricas, exame teórico, aulas práticas e exame prático. Quando todos esses processos são concluídos, o motorista recebe sua carteira provisória em até 10 dias. O documento é entregue pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado no Detran-PR.

Durante um ano, o motorista recém habilitado não pode cometer infrações para não correr o risco de perder a carteira e precisar iniciar o processo novamente.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima