Nasci no Dia da Mulher. E mais 15 curitibanas devem nascer neste 8 de março

Nascer no Dia Internacional da Mulher é ter a oportunidade de celebrar não só uma nova vida, mas a vida de todas as outras mulheres que vieram antes

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), cerca de 943 mulheres nasceram em Curitiba até o dia 26 de fevereiro deste ano, uma média de 15 nascimentos por dia. Em março de 2023, mais de 800 mulheres nasceram em Curitiba – média de 25 nascimentos diários. Pode parecer estranho dar tanta atenção aos nascimentos nessa data específica, mas há uma razão especial para isso. 

As meninas que nascem em 8 de março têm um destino único: compartilham seu aniversário com o Dia Internacional da Mulher. Assim, além dos parabéns e presentes pelo seu nascimento, elas também recebem todas as homenagens pelo simbolismo desta data tão significativa.

Eu sou uma dessas meninas que nasceu no dia 8 de março e durante boa parte da minha infância não soube o significado desta data. Hoje sei que 8 de março é muito mais que meu aniversário.

Leia também: Frente Feminista organiza ato para o Dia Internacional da Mulher em Curitiba

O dia 8 de março celebra e representa a busca das mulheres por igualdade. O Dia Internacional da Mulher tem raízes profundas na luta por igualdade de gênero e reconhecimento dos direitos das mulheres.

Originado no final do século XIX e início do século XX, durante um período marcado por movimentos operários e de luta por melhores condições de trabalho, o dia foi oficialmente reconhecido pela primeira vez em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague.

Desde então, esse dia tem sido um momento para refletir sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres ao redor do mundo e também para reafirmar o compromisso com a busca contínua por igualdade, justiça e empoderamento feminino.

Nascer no Dia Internacional da Mulher é ter a oportunidade de celebrar não só uma nova vida, mas a vida de todas as outras mulheres que vieram antes.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima