Morreu Pedro Bodê, professor da UFPR e coordenador da Comissão Estadual da Verdade

Ele era um dos principais especialistas em segurança pública do Brasil

Morreu neste sábado (27), vítima de câncer, o sociólogo e professor Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, do Departamento de Ciências Sociais da UFPR. Ele era um dos principais especialistas em segurança pública do Brasil. O velório acontece neste domingo (28), na Capela da UFPR, das 10 às 16 horas.

Bodê teve importante participação como coordenador da Comissão Estadual da Verdade do Paraná e membro do Fórum Paranaense da Verdade, Memória e Justiça. Atuou ainda, diretamente, junto à OAB/PR em temas vinculados ao enfrentamento de violência contra a mulher e da criança e adolescente. Com forte contribuição acadêmica e compromisso com a democracia, Pedro Bodê deixa um legado na área de Sociologia e Antropologia, principalmente nos temas sobre controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.

A morte do professor – muito querido por seus alunos – causou comoção nas redes sociais, onde ex-alunos, orientandos e colegas lamentaram seu falecimento. A UFPR também publicou uma nota destacando a trajetória de Bodê e lamentando sua morte.

“A comunidade da UFPR lamenta a morte do professor e presta os mais sinceros sentimentos aos familiares, colegas e amigos”, diz o texto.

Em sua trajetória acadêmica, Bodê concluiu estágio pós-doutoral (IESP-UERJ), era doutor em sociologia (IUPERJ), mestre em antropologia social (PPGAS/MN/UFRJ) e graduado em ciências sociais (UFF). Era professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos da Universidade Federal do Paraná.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Morreu Pedro Bodê, professor da UFPR e coordenador da Comissão Estadual da Verdade”

  1. Muito triste mesmo a perda de um professor tão defensor da democracia, e dos direitos humanos; direitos esses tão insignificantes para o atual desgoverno atual!

  2. Juarez Varallo Pont 9

    Tive o privilégio de ser aluno do Professor Pedro Bode. Seu vasto conhecimento das questões que envolvem segurança pública, e que vão para muito além da questão policial nos permitiu conhecer um pouco mais desse complexo mundo. Uma grande perda para a docência sociológica paranaense e brasileira.

  3. Lamento muito esta perda irreparável, Prof Pedro Bodê deixará muitas saudades, e para mim especificamente por ter participado da minha banca para obtenção do grau de Bel. em Filosofia na UFPR. RIP professor Pedro Bodê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima