Moro publica post dizendo que recebeu homenagem, mas Assembleia nega

Em visita à Assembleia, Moro disse que recebeu título cuja entrega foi suspensa no período eleitoral. Homenagem pode ser entregue, mas fora do legislativo

Candidato ao Senado pelo Paraná e ex-ministro do governo Bolsonaro, Sergio Moro (União) fez uma visita à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (25). Ele visitou gabinetes, posou para fotos ao lado de aliados, concedeu entrevista e conversou com deputados no plenário da Casa antes da sessão. Mas sua passagem pela sede do Legislativo paranaense gerou controvérsias.

Em perfil no Instagram, o ex-juiz afirmou ter recebido durante a tarde a cidadania benemérita do estado – homenagem aprovada há mais de oito anos pelos deputados. A entrega de títulos, no entanto, foi suspensa no início de julho por ordem da Mesa Executiva da Assembleia para evitar brechas interpretativas de uso de recursos públicos em campanha política.

A lei que trata da concessão de homenagens de cidadão honorário ou benemérito determina até quatro títulos por parlamentar em cada legislatura, mas não estabelece a cerimônia como obrigatória.

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSD), ao lado de quem Moro posou para fotos, contradisse a informação e afirmou que não houve entrega. Pediu ainda que fosse corrigida a informação compartilhada pelo ex-juiz.

A assessoria de Moro não quis se manifestar. Na postagem, o candidato se referiu à visita como “memorável” e disse ter ficado honrado com a homenagem, uma iniciativa do deputado correligionário Plauto Miró aprovada em 2014, ano do ponta-pé da Operação Lava Jato.

Moro fala em homenagem e aparece ao lado de deputados na Alep. Foto: Instagram Sergio Moro/ Reprodução

Nas fotos publicadas, ele aparece ao lado de Plauto, Traiano, do primeiro-secretário da Assembleia, Luiz Claudio Romanelli (PSD), e do líder do governo Ratinho no legislativo, Marcel Micheletto (PL). Representantes da Mesa disseram ter recebido o ex-ministro como cumprimento a funções protocolares.

“O que ele fez foi uma visita institucional, ao nosso gabinete e ao gabinete do deputado Romanelli”, afirmou Traiano após ser interpelado por outros parlamentares. “Se esse título foi entregue ema alguma sala fora da Assembleia, essa diretoria não tem responsabilidade”, acrescentou.

Na reta final da sessão, Plauto Miró, até então fora do Plenário, pediu retratação e disse que o título foi entregue fora do prédio da Assembleia.

Recentemente já houve entregas de títulos canceladas na Casa por causa da decisão da Mesa Diretora.

Cidadania benemérita é um dos títulos concedidos pelo legislativo paranaense. A legislação competente, de 2001, sujeita a concessão a pessoas que tenham prestado serviço relevante ao Paraná.  

No projeto de 2014 em que pediu a entrega do título a Moro, Miró justificou que “essa homenagem só deve ser concedida para homens que realmente servem de modelo para todos os brasileiros. É o caso do juiz Sergio Moro, um profissional de coragem que vem tendo atuação brilhante no combate à corrupção. Merece o nosso reconhecimento e de todas as pessoas de bem que repudiam a corrupção”.

Em junho deste ano, Moro teve negado o domicílio eleitoral em São Paulo e foi obrigado a desistir de tentar uma vaga ao Senado pelo estado paulista. Ele, que já cogitou disputar o governo do Paraná, decidiu então buscar uma cadeira no Senado pelo seu estado natal. Até agora, aparece tecnicamente empatado com o ex-aliado Alvaro Dias.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Moro publica post dizendo que recebeu homenagem, mas Assembleia nega”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima