Medida que propõe mudar nome do Parque Barigui é aprovada na CMC

Proposta já tinha sido apresentada mesmo quando ex-prefeito era vivo

Os vereadores de Curitiba escolheram o Parque Barigui como meio de homenagear o ex-prefeito Jaime Lerner, que morreu na semana passada aos 83 anos. Lerner, que governou a cidade por três mandatos, foi o responsável pela criação do parque, criado para conter as cheias do rio e que se transformou num dos principais cartões postais da cidade.

Pela proposta de Alexandre Leprevost (Solidariedade), o lugar passaria a se chamar Parque Jaime Lerner. Houve outras propostas, que previam usar o nome do ex-prefeito para rebatizar a Avenida República Argentina e o calçadão da Rua XV. No entanto, a ideia do parque prevaleceu e foi enviada para o prefeito Rafael Greca (DEM), discípulo político de Lerner.

O autor da sugestão destaca que Curitiba deve dar um destaque ainda maior ao legado do arquiteto. “Independente se será o parque Barigui, a Ópera de Arame ou o Jardim Botânico, a intenção é reforçar para que exista uma homenagem justa. Pensamos em ruas para propor, mas sabemos que quando a gente altera nome de ruas, principalmente, ruas grandes, trazemos transtornos para moradores e comerciantes. O parque Barigui está à altura do ex-governador”, declara.

Segundo Tito Zeglin (PDT), essa ideia já havia sido proposta no passado, porém recebeu críticas do próprio Lerner, por acreditar que faria mais sentido ser homenageado dessa maneira apenas após a sua morte. Vale ressaltar que, mesmo sendo uma votação simbólica, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba.

Colaborou Jully Mendes

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima