O Brasil antes do isolamento em novo livro de Luís Henrique Pellanda

Publicado pela Arquipélago, livro reúne crônicas do autor publicadas em jornais entre 2015 e 2020

Os fãs de longa data e os novos leitores de Luís Henrique Pellanda terão a chance de mergulhar em suas andanças, imagens e personagens fantásticos em uma nova coletânea de crônicas. A Arquipélago lança nesta terça (1) “Na barriga do lobo”, que reúne 64 textos escritos entre 2015 e 2020, nos quais o escritor exerce um olhar curioso e aguçado ao flanar pela cidade, até esbarrar na pandemia. Vários dos textos foram publicados originalmente no Plural. A obra já está à venda nas livrarias e no site da editora. Vale lembrar que quem garantir seu exemplar pelo site receberá o livro autografado pelo autor.

As crônicas de Pellanda traduzem contrastes característicos das grandes cidades brasileiras: a resistência da natureza em meio à urbe, do olhar poético frente à violência das capitais, da imaginação e da contemplação no andar acelerado do dia a dia. Em suas histórias, o autor nos convida a caminhar pela cidade e partilha os aprendizados descobertos na observação criativa de pessoas desconhecidas, árvores, pássaros, abelhas, paisagens e até do fogo.

“Na barriga do lobo” é um compilado de textos que têm, cada um, seu sentido e sua vida própria, mas compõe também um todo narrativo em que uma história complementa a outra, possibilitando um encadeamento temporal. A partir da crônica de abertura, de fins de 2015, o autor vai e vem pelos meses que transcorrem e, no penúltimo texto, culmina em abril de 2020, no início da pandemia de Covid-19. O flâneur que outrora andava pelas ruas buscando suas histórias se vê confinado. Para Pellanda, cabe ao cronista urbano redesenhar e reconstruir suas próprias ruas, sem jamais parar de flanar.

Nascido em Curitiba em 1973, Luís Henrique Pellanda é autor dos livros “O macaco ornamental” (contos, 2009), “Nós passaremos em branco” (crônicas, finalista do Prêmio Jabuti 2012), “Asa de sereia” (crônicas, 2013), “Detetive à deriva” (crônicas, 2016) e “A fada sem cabeça” (contos, 2018).

Serviço

Na barriga do lobo, de Luís Henrique Pellanda. Arquipélago Editorial, 240 páginas. R$ 49,90
Onde comprar: Nas livrarias e no site da editora.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima