Matriz e Portão têm 20% da população e 32% das ações da Guarda Municipal

Atuação da Guarda Municipal em 2023 se concentrou em ocorrências de trânsito e apoio a ação de órgãos da prefeitura

As ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Curitiba em 2023 foram majoritariamente de trânsito e localizadas nas regionais Matriz e Portão. Os dados estão em um relatório da Prefeitura de Curitiba enviado à Câmara de Curitiba. O documento aponta que de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2023 foram 49.931 ocorrências atendidas pelos profissionais da guarda na capital.

Segundo a População Estimada por regional de Curitiba pelo IPPUC, as regionais Matriz e Portão contém 20% da população da cidade, mas concentraram 32% das ocorrências atendidas pela Guarda em 2023. A proporção de ocorrências a cada 100.000 habitantes das duas regiões também é bastante diversa da registrada no restante da cidade. Na Matriz foram 4402 ocorrências por 100.000 habitantes e no Portão 2.727/100.000 habitantes. A média no restante da capital for de 1973 ocorrências/100.000 habitantes no mesmo período.

O relatório da Guarda Municipal também mostra que a função principal desempenhada pelo órgão na cidade. De todas as 49 mil ocorrências, 36% foram na área de trânsito. São atendimentos em casos de estacionamento irregular, acidentes, veículos estacionados sobre a calçada etc. Outros 20% das ocorrências são ações da Guarda em apoio a atuação de outros órgãos da prefeitura, como a Fundação de Ação Social (FAS).

Só 9,1 mil (18%) ocorrências de 2023 foram em casos de possibilidade de ocorrência de crime, como furtos, violações de medidas protetivas e abordagens de suspeitos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima