Lives discutem meio ambiente a partir desta quarta

Festival On Live reunirá artistas, ativistas ambientais e agentes públicos para refletir sobre quem queremos ser em tempos de pandemia

O estado de pandemia que a humanidade passou a vivenciar desde o avanço global do novo coronavírus no planeta Terra impõe uma reflexão comum a todos: “Quem queremos ser nessa nova realidade?”.

Consciente da importância fundamental de se considerar o Meio Ambiente para qualquer resposta possível à questão acima, a Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE) de Foz do Iguaçu, em parceria com ativistas ambientais, empresários, artistas e agentes públicos, promove a partir desta quarta-feira (03) a Semana do Meio Ambiente On Live.

O evento terá três dias de duração e contará com a participação de 14 convidados, todos de relevância regional e nacional. As transmissões ao vivo serão reproduzidas pelas plataformas Facebook, Instagram e YouTube.

“A pandemia chegou para que o se humano tome mais consciência sobre seu papel na defesa e preservação do Meio Ambiente e coloque este tema no centro de qualquer discussão. A questão é: Estamos dispostos a pagar o preço necessário para garantirmos nossa sobrevivência neste planeta? O futuro começa agora”, provoca o gestor e ativista Raby Khalil, um dos fundadores da ADERE.

Parceiro na idealização do evento, o produtor Marcelo Penayo completa ao destacar o caráter informativo e educativo das lives. “Nossa intenção maior é celebrar a conscientização das pessoas sobre a importância de respeitarmos nosso lar comum. Vale destacar que este evento não é uma exclusividade nossa. Estamos reproduzindo em âmbito regional o que está sendo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Precisamos nos informar para agirmos de forma consciente”, defendeu.

Radicada em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, a ADERE se conectou com autoridades políticas que integram ou já integraram a Frente Parlamentar Ambiental, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Para debater “O Lockdown Ambiental do Brasil”, live marcada às 10h desta quarta-feira, o festival reunirá para um bate papo os deputados federais Rodrigo Agostinho, Alessandro Molon, Nilto Tatto e o ex-deputado Ricardo Tripoli. O encontro virtual também contará com a presença do ex-ministro do Meio Ambiente e idealizador da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho.

Ainda nesta quarta-feira, às 16h, o festival receberá o ambientalista Mario Mantovani para compartilhar histórias da Mata Atlântica brasileira. Diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, o ativista atua na ong desde 1991. Neste período se dedicou à aprovação de leis ambientais importantes, como a Lei da Mata Atlântica, de 2006, e a Lei das Águas, de 1997, que criou o Sistema Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Já na quinta-feira, também a partir das 16h, o festival irá colocar em pauta as novas tendências apresentadas pelo Ministério do Turismo diante das transformações decorrentes do Covid-19. “Teremos uma importante resenha com personalidades do Turismo que irão analisar o novo momento do setor que coloca o turismo ambiental como alternativa econômica em tempos de crise sanitária”, explica Raby. A live terá participação de Gilmar Piolla, Secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu; Fernanda Fedrigo, representante do Instituto Polo Iguassu; e Carmel Davis, diretora do Parque das Aves, atrativo turístico de Foz do Iguaçu.

Na sexta-feira, cinco de junho, data em que será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o festival terá às 10h uma live voltada Histórias da Mata Atlântica. O Poder da Floresta e o Futuro Climático do Brasil será o tema da live seguinte, marcada às 18h. Phd especialista em Desenvolvimento Sustentável, Manejo de Áreas Protegidas e Ecoturismo, Ismael Nobre irá conversar com Mario Mantovani – Ambientalista e Diretor SOS Mata Atlântica e Maúde Nancy, advogada defensora da causa ambiental.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente On Live está marcado para começar a partir das 20h, com um show realizado diretamente da sala de estar de Raissa Fayet, em Curitiba.

“Essa é nossa contribuição para impulsionarmos as transformações coletivas necessárias ao tempo em que vivemos. Estes encontros realizados de forma online e ao vivo, resultaram numa simbiose que intitulamos On Live. Desejemos ao público uma experiência que sirva como respiro neste contexto de forte stress físico e emocional. O Meio Ambiente precisa da atenção de todos”, finaliza Marcelo Penayo.

As transmissões das lives serão reproduzidas por meio dos perfis nas redes Facebook, Instagram. Nestas platatarmos o público deve pesquisar pelo usuário @rivergamesfest. Já no YouTube o canal é River Games Festival TV.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima