Iniciativa do Governo Federal deve levar internet a 623 escolas do Paraná

Ideia é universalizar a conectividade nas 7.381 escolas municipais, estaduais e federais do estado até 2026

Na última terça-feira (26) o Governo Federal anunciou a iniciativa Escolas Conectadas para levar internet de qualidade a instituições de ensino de todo o país até 2026. No Paraná, o desafio é garantir o acesso em 623 escolas. A ideia é universalizar a conectividade nas 7.381 instituições de educação municipais, estaduais e federais do estado. Ao todo, mais de 2 milhões de estudantes paranaenses serão beneficiados.

Atualmente, o Paraná conta com mais de 3.339 escolas de educação básica (45,2%) que possuem acesso à internet com velocidade inadequada para o uso dos alunos e professores. São 6.758 colégios com acesso à banda larga fixa de fibra óptica. A rede WI-FI não está presente em 2.170 escolas (29,3% do total) do estado e outras duas escolas estão completamente desconectadas. 

Escolas Conectadas

Para além da necessidade de levar internet ao ambiente escolar, a intenção é garantir que esse acesso seja de qualidade e verificado. A meta é garantir conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. 

No momento, as informações do Governo Federal indicam que o Paraná tem 1.982 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 3.339 com velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente, e 2.060 sem qualquer tipo de monitoramento. 

Para as escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil (cinco unidades escolares no Paraná), será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou geradores fotovoltaicos.

Leia também: Mais de 2 mil escolas ofertam ensino em tempo integral no Paraná

A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCom), e visa promover o acesso à internet rápida nas mais de 138 mil escolas brasileiras, a partir de um investimento de R$ 8,8 bilhões.

A estratégia é dividida em quatro eixos: implantar infraestrutura de rede de acesso à internet em alta velocidade; garantir acesso à internet com velocidade adequada; instalação de redes Wi-Fi nas escolas; e fornecimento de energia elétrica.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima