Entenda a relação entre o Conselho Tutelar e a educação pública

O Conselho Tutelar é o órgão encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente presentes no ECA

No próximo domingo, 1º de outubro, será realizada a eleição dos membros que vão compor os Conselhos Tutelares de todo o Brasil. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024 para gestão que vai até 2027. O Conselho Tutelar é o órgão responsável pela proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Um desses direitos está presente no artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e diz respeito à garantia do acesso à educação a todos os jovens. Esse artigo demonstra a responsabilidade do Conselho Tutelar em encaminhar e assegurar a matrícula e frequência em unidades de ensino de crianças e adolescentes. 

Diante dessa prerrogativa, o órgão e a educação pública nutrem uma relação íntima. “Conselheiros que estão alinhados com as demandas da escola sabem como buscar auxílio para crianças e adolescentes que necessitam do órgão. Além disso, há uma relação mais direta e saudável com os professores, diretores e pedagogos”, aponta a secretária Executiva de Comunicação do Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná (APP-Sindicato), Cláudia Gruber, em texto publicado no site da entidade.

Leia também: Confira a lista completa de candidatos ao Conselho Tutelar de Curitiba e os locais de votação

Na publicação, o sindicato reitera a importância do pleito e incentiva a participação não só da população mas também de educadores e educadoras na votação ao Conselho Tutelar. 

A eleição para o Conselho Tutelar é aberta a toda população com mais de 16 anos e que esteja em dia com as obrigações eleitorais. Para votar, o eleitor deve ir até o local de votação de sua regional com um documento com foto e o título de eleitor.

_____

A cobertura das eleições do Conselho Tutelar é feita pelo Plural, coordenada pela CEO Rosiane Correia de Freitas com apoio de estudantes de jornalismo de Curitiba.

Texto com supervisão das jornalistas Aline Reis e Cecília Zarpelon.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima