Casa de diretoras sindicais é alvo de incêndio em Curitiba

Presidente e coordenadora do Sismuc estavam em Brasília para posse de Lula; suspeita é de incêndio criminoso

Um incêndio aparentemente criminoso destruiu na madrugada desta terça-feira (3) a casa onde moram a presidente e uma das diretoras do Sismuc – sindicato que representa boa parte do funcionalismo municipal de Curitiba. Os bombeiros apagaram o fogo no prédio, que fica na Mateus Leme, no bairro Abranches, e encontraram diversos indícios de arrombamento.

As duas moradoras da casa, Juliana Mildemberg (presidente do sindicato) e Loide Ostrufka (coordenadora de Secretaria-Geral) estavam em viagem para Brasília, para acompanhar a posse do presidente Lula. Como a casa estava vazia, não houve feridos. Juliana e Loide voltaram para Curitiba nesta terça.

Segundo Clau Lopes, representante do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná que foi ao local do incêndio, os invasores reuniram diversos materiais na casa antes de iniciar o fogo. Juntaram em um dos cômodos da casa bandeiras da CUT, do movimento LGBTQIA+, carteirinhas de estudante, e livros – todos materiais com cunho ideológico. E ali teriam iniciado o incêndio.

A suspeita de que a origem do fogo foi criminosa ainda depende de uma investigação. As moradoras foram à Polícia Civil registrar queixa também. Além da destruição da casa, as duas perderam um carro, que teria sido levado pelos invasores. Cartões de banco foram deixados intactos.

Sobre o/a autor/a

34 comentários em “Casa de diretoras sindicais é alvo de incêndio em Curitiba”

  1. Rosângela Rosinski Lima

    Além de criminoso este ato foi covarde e certamente motivado pelo ódio, pela intolerância e ignorância que ainda assolam o país. E o que dizer da Curitiba “civilizada” exemplo de cidade?? Esse incêndio bárbaro só reafirma que a republiqueta é de fato truculenta. Entretanto a resistência a esses vermes do fascismo, que têm medo do movimento sindical e atacam as lideranças na calada da noite, será sempre mais forte.

  2. São ladroeszinhos oportunistas que veem quando não tem ninguém em casa para agir e no início do ano é um prato cheio Está faltando policiamento nesta região porque estes roubos vêm acontecendo bastante é só perguntar para os moradores próximos para confirmar.

  3. Tem q ser apurado e em caso de culpados , tem q serpunido com rigor para q não se torne uma prática corriqueira. Estes criminosos tem q sentir o peso da lei.

  4. Agem como se tivessem certeza que nao serão punidos. Tem que haver uma investigação séria e punição exemplar!.Abaixo o fascismo!

  5. Um ato de vandalismo precisa ser apurado com rigor, que não aconteça o achismo,investigue, apure os fatos, depois de esclarecido, faz-se cumprir a lei, indiferente de lado direita, esquerda,centro, sem partido.

  6. Não concordo com a atitude, porém sindicato nenhum tem vez de sugar o sangue dos trabalhadores, pragas.
    Teremos mais quatro anos de divergências e rezo que todos os 51% arquem com o custo da decisão tomada,

  7. Completo absurdo! Apesar de discordar da ideologia política das moradoras, isto não dá o direito de realizar atrocidades contra outras pessoas por meramente pensarem de forma diferente. Destruir talvez tudo o que uma família tenha por mera questão política é o cúmulo do absurdo! Independentemente de esquerda ou direita, crime é crime e deve ocorrer punição a quem quer que seja. Trabalhei como recenseador e lembro-me de ter realizado a entrevista com a moradora do local, tendo inclusive sido tratado com extrema cordialidade, diferentemente da recepção de alguns cidadãos que dizem-se “patriotas” mas sequer ao censo responderam. É uma pena toda esta selvageria que observamos em nosso país nos últimos tempos (de ambos os lados). Minha cordialidade às moradoras (que são super gente fina inclusive!).

    Se porventura o(a) vândalo(a) vier a ler isto (se é que um ser deste gasta algum tempo lendo algo), tenha a curiosidade de dialogar com estas pessoas que ali residem. Apesar da aversão à ideologia, existem pessoas maravilhosas que valem muito mais do que uma posição política. Somos aquilo que praticamos no nosso dia a dia, e as moradoras do local são pessoas de bem e que apenas possuem uma visão política divergente do(a) marginal que cometeu esta atrocidade. Injustificável tal ato!

  8. Trabalhador disse:
    3 de janeiro de 2023 às 19:19
    Vergonhoso… Realmente esse pessoal Bolsonarista só pensa em fazer maldades para o próximo, são enviados do mau, devotos de satã.

  9. Celso Gomes Ribeiro

    Sou anti Bozo e anti Lula, por faço a seguinte colocação; “Pergunto: Ladrões ou criminosos só podem “entrar” nas casas de quem é de “Direita “? Quem é de esquerda devem ser intocáveis no que tange a criminalidade?

  10. Ligia Regina Klein

    A resposta deve ser urgente e plena! Sem condescendência para com o crime! Toda solidariedade às companheiras, exemplares e dignas na militância!

  11. Sérgio Luiz de Oliveira Gomes

    Esse ataque terrorista tem que ser investigado e os culpados punidos com o rigor da lei…confio nas autoridades competentes,isso tem que ser cortado pela raiz.

  12. Inadmissível tais atos, ser a preciso identificar, prender e punir exemplarmente este tipo de pessoas. As investigações precisam ser precisas, claras e imediatas, agora vamos ficar atentos sobre o andamentos das coisas para que não caia no esquecimento. Olho aberto.

  13. A barbárie se encontrou com o Dr Jekill que ocupou a presidência até 2022. O obscurantismo e a desumanidade se fizeram reais quando o presidente abriu sua boca-fossa pra representar os grosseiros, classista e preconceituosos deste país, desta cidade. Que vergonha. Tô enojado desse tipo de gente da nossa bela cidade.

  14. Esses criminosos precisam ser localizados com urgência e punidos. O fascismo/terrorismo tá solto em Curitiba e vidas correm perigo. Toda solidariedade a essas mulheres vítimas desses crápulas.

  15. Que horror!!! A maldade política ainda permanece infelizmente. É necessário apuração e punição exemplar pra não se tornar fato comum. Democracia sempre!!!

  16. Laura Monte Serrat

    Quando vamos entender que podemos pensar diferente, acreditar em formas diferentes de viver, de fazer, de resolver… Somos todos humanos e ninguém é melhor que ninguém, para achar que destruir o que uma pessoa construiu, ou um grupo construiu, ou uma comunidade construiu, vai fazer valer a sua verdade. Não soltemos nossas mãos, somos todos humanos e por isso estamos aqui para construir o que seja melhor para todos, todas, todes e nos constituir cada vez mais como seres humanos, com condição de transformar os sentimentos que nascem quando estamos diante de alguém muito diferente de nós. Animais matam para sobreviver e nós humanos destruímos por que, mesmo?

  17. Mauro Antônio Holz

    Esses elementos representam o ódio dos que não aceitam ideias diferentes .São um retardados mentais e mau caráter . Devem ser punidos exemplarmente.

  18. Elza Maria Campos

    Toda nossa solidariedade às companheiras Juliana e Loide dirigentes sindicais e militantes dos movimentos sociais e nosso completo repúdio a ação criminosa que deve ser exemplarmente apurada e punida.

  19. Maria Angela da Motta

    Como direção sindical do SISMMAC, me solidarizo com as companheiras do SISMUC e com todos e todas que lutam por causas sociais. Que os criminosos sejam identificados e punidos, conforme a lei determinar.

  20. É preciso que as autoridades investigue e puna esses terroristas nazistas com o rigor da lei, esses bandidos não podem fixar impune. Basta de ódio e violência.

  21. Minha total solidariedade às Compas Juliana e Loide! Não podemos aceitar esta agressão! Vamos acompanhar o andamento do processo de apuração dos responsáveis até que sejam punidos!

  22. Wellington Dias Moreira

    O atual governo terá que agir de maneira rápida e precisa para identificar os criminosos. Atos como esse têm por objetivo intimidar pessoas e são de cunho nazista. Curitiba ainda irá surfar a onda nazista por um longo período de tempo. Cadeia já!

  23. Bandidos essas pessoas que fizeram isso. Neste momento as agredidas estão na polícia acompanhadas de militantes das causas sociais eadvogada comprometida com as causas sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima