Governo do PR usa ave errada em campanha ambiental

A Gralha-Azul, símbolo do Paraná, foi trocada pelo Gaio-de-Steller, nativo da América do Norte

Ao anunciar o plantio de 2,5 milhões de árvores em 2020, o Governo do Paraná se equivocou e acabou colocando na imagem publicitária do ‘Programa Paraná Mais Verde’ uma ave que não é típica da região. A intenção era ilustrar a campanha, que inclui outdoors, com a Gralha-Azul, símbolo do Estado. O que acabou sendo aprovado e indo pro ar, no entanto, foi a foto do Gaio-de-Steller, ave típica dos Estados Unidos e da América do Norte.

Apesar de terem a mesma coloração, azul e preta, o Steller’s jay (ou Gaio-de-Steller) não é da mesma espécie, nem nativo da fauna brasileira, além de possuir características bem diferentes da Gralha-Azul. O post, publicado nas redes sociais do Governo, foi apagado e a publicação que ainda constava no Instagram do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), Márcio Nunes, também foi excluída nesta sexta-feira (6) após o contato do Plural.

Foto: Reprodução Instagram

“A característica diferencial notável se encontra no penacho, na cabeça do animal. O Gaio-de-Steller possui a presença de penas maiores na região posterior do crânio, diferentemente da Gralha-Azul, que não tem essas penas destacadas na cabeça”, explica o biólogo e ornitólogo Romulo Cícero da Silva, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). O especialista diz que o penacho é a diferença mais notável, porém há outras, como a coloração em regiões diferentes.

No habitat das duas espécies também há uma grande discrepância. “O Gaio-de-Steller ocorre no hemisfério norte, em uma distribuição que começa no sul do Alasca e termina na América Central. Enquanto a nossa Gralha-Azul ocorre em três países: Brasil, Paraguai e Argentina. No Brasil, ela é endêmica da Mata Atlântica, indo de São Paulo ao Rio Grande do Sul”, destaca o ornitólogo.

Foto: Romulo Cícero da Silva

“Eu acho uma falha muito grande do Governo, precisamente do órgão ambiental paranaense, de ter usado essa espécie exótica para representar a nossa espécie nativa. Se espera que um órgão ambiental, responsável pela gestão de toda biodiversidade do Paraná, saiba ao menos reconhecer a ave símbolo do seu Estado”. O ornitólogo lembra que a Gralha-Azul é a ave símbolo do Paraná, de acordo com a Lei Estadual n. 7957 de 1984.

O biólogo ressalta que a Educação Ambiental é fundamental para sociedade. “É muito importante conhecer a biodiversidade e saber sobre os seres vivos que nos rodeiam. Isso é fundamental até mesmo para alcançar a preservação das espécies, pois, afinal de contas, só preserva quem conhece.”

Para Raphael Sobania, ornitólogo e guia de observação de pássaros (birdwatching) há 20 anos, “é uma coisa absurda usarem uma ave que nem faz parte da fauna brasileira”. O especialista em aves destaca que o Paraná é um dos estados que tem o maior número de ornitólogos, que poderiam ter sido facilmente consultados antes da capanha e da divulgação da imagem. “É imprescindível que a Educação Ambiental exista.”

O Plural solicitou um posicionamento da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Governo do Estado do Paraná, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.

Empresa terceirizada

Apesar de aprovar e divulgar o material pelos meios de comunicação do governo, o governo do Paraná informa que os outdoors com o erro foram produzidos por empresa terceirizada, contratada para o serviço, mas que “já estão sendo corrigidos”.

“A empresa responsável pela criação e produção do material assumiu a responsabilidade pelo equívoco e prontamente colocou-se à disposição para a correção e substituição das peças sem custo extra algum para o Estado. O Governo lamenta o ocorrido e reforça que manterá programas ambientais e ações de comunicação que estimulem a preservação da fauna e da flora paranaense”, diz a nota.

Colaborou: Matheus Koga

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Governo do PR usa ave errada em campanha ambiental”

  1. O problema surge quando a propaganda passa a ser mais importante do que a realidade. Querem passar por amantes da natureza quando pouco conhecem dela. Assim foi com o material divulgado por membros do governo federal em que colocaram um animal exclusivo da Mata Atlântica (o mico leão dourado) como se fosse da região amazônica.

  2. De que adianta plantar se 4000 pinheiros se vão para instalar torres de transmissão, além do que esse governo, assim como o anterior do Beto Richa é a favor da construção do porto privado em pontal. Tanto o Governo Estadual como o Federal são inimigos da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima