Força Nacional vai garantir demarcação de terra indígena no Paraná

Ruralistas se opõem a demarcação de área no Oeste do estado, liberada pelo STF

O Governo Federal decidiu enviar a Força Nacional para o Oeste do Paraná para garantir a demarcação de uma terra indígena. A decisão foi publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira (19).

A demarcação da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira poderá ser retomada agora, depois que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu ações que impediam a Funai de levar a cabo o procedimento.

O território da população indígena tem sido palco de conflitos entre os povos originários e fazendeiros da região. Recentemente, os Avá-Guarani relataram ataques graves sofridos pelos indígenas, incluindo possíveis incêndios criminosos.

O anúncio de que a terra será demarcada foi malvisto pelos ruralistas. A bancada do agronegócio no Congresso diz que Fachin ignorou o novo regramento para demarcações, aprovado pelo Congresso em 2023, e que vê com espanto a notícia da demarcação.

“A FPA está atenta e preocupada com as possíveis repercussões da decisão, destacando a necessidade de aprimoramento do atual modelo em vigor”, diz nota da bancada.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima