Comunidade Ava Guarani denuncia ataques de fazendeiros no Oeste do Paraná

Indígenas fazem campanha de arrecadação para repor o que foi perdido em incêndio

O povo Ava Guarani denuncia a ocorrência de graves ataques às vésperas do Natal, no município de Guaíra, região oeste do Paraná. Os episódios envolvem produtores rurais e moradores em incursões armadas violentas contra comunidades em situação de acampamento, nas aldeias Y’hovy e Yvyju Avary, ambas áreas compreendidas nos limites da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira.

Uma campanha de arrecadação foi lançada para doações destinadas à aquisição de alimentos e reposição de pertences destruídos pelo fogo. Contribuições de qualquer valor são recebidas via PIX (082.373.199-58). “Ajude as famílias ava guarani da região oeste do Paraná”.

Os ataques parecem ser retaliação da parte produtores rurais e moradores da região às movimentações das comunidades avá guarani dentro dos limites da Terra Indígena, e que foram utilizadas pelos agressores como supostas justificativas para os ataques.

Em nota, divulgada nesta segunda-feira (25), a organização do povo Guarani manifesta indignação e repúdio pelos ataques e exige justiça às comunidades, pondo em destaque o clima hostil em que vivem os indígenas na região.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima