Famílias do Movimento Popular por Moradia ocupam área em São José dos Pinhais

Em princípio são 200 famílias ocupando a área localizada na rua dos Pintassilgos

Nesta madrugada de quarta-feira (11) integrantes do Movimento Popular por Moradia (MPM) ocuparam uma área na rua dos Pintassilgos, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Em princípio trata-se de uma área que pertence à União.

De acordo com a organização, o objetivo da ocupação é apresentar ao Governo Federal planos para construção de casas. “O imóvel ocupado cumprirá sua função social se abrigar famílias que viviam em áreas de risco, moradias precárias e sem condições de pagar os aluguéis, aguardando há muito tempo uma resposta do Poder Público para o déficit habitacional de São José e região”, informou, em nota o MPM.

De acordo com último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade tem mais de 329 mil habitantes.

Um documento elaborado em 2020 pela Secretaria Municipal de Habitação de São José dos Pinhais aponta que o déficit habitacional na cidade, segundo o cadastro da prefeitura, era de 806 unidades habitacionais. O mesmo estudo, todavia, aponta que a demanda em áreas de ocupação irregulares é de 5.125 e a estimativa até 2026 é de 9.174. O compilado dos dados aponta 15,6 mil em déficit habitacional.

Leia também: É falso que PT tenha projeto de moradia social para abrigar famílias sem teto em casas que já têm dono

A ocupação ocorrida no bairro Iná nesta quarta-feira foi acompanhada pela Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal (GM) e até as primeiras horas da manhã não havia informações sobre conflitos.

A assessoria de imprensa da prefeitura de São José dos Pinhais ainda não retornou o contato da reportagem.

Moradia

Entre outros fatores o MPM aponta dificuldades financeiras em pagar aluguel e habitações em áreas de risco foram primordiais para a decisão de ocupar a área. “Essas famílias irão permanecer acampadas no local até que consigam negociar uma solução, atendendo ao seu direito constitucional e democrático à moradia digna”, afirmou por meio de nota o movimento.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima