Estudantes farão protesto após morte de calouro da UTFPR em Curitiba

Bruno Henrik Silva Antunes Pontes era aluno de Química e sofreu mal súbito na sede do Ecoville na última semana

Na próxima terça-feira (26) estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) farão um protesto na reitoria para cobrar o funcionamento do ambulatório no campus Ecoville, em Curitiba. O ato acontece depois do falecimento do estudante Bruno Henrik Silva Antunes Pontes, ocorrido na semana passada, por mal súbito.

Pontes tinha 25 anos e era calouro do curso de Química. Ele desmaiou e, segundo a UTFPR, foi socorrido por uma servidora técnica até a chegada da empresa contratada pelo campus para atendimento hospitalar.

Os alunos, todavia, contestam. De acordo com eles o ambulatório não estava funcionando e a ambulância da empresa se deslocou para a sede do centro ao invés do Ecoville, o que provocou delonga no atendimento do colega. Equipe do Samu foi a primeira a chegar ao local, cerca de 25 minutos depois do chamado, conforme Universidade.

Duas alunas que têm formação técnica em enfermagem realizaram os primeiros socorros no colega, que foi encaminhado em estado grave para o hospital do Cajuru. Pontes faleceu no dia 18 de setembro e foi sepultado em Monte Alegre, São Paulo, onde mora sua família.

Protesto

Nas redes sociais estudantes acusam o campus de negligência porque, segundo eles, o ambulatório da sede Ecoville não está funcionando. O Diretório Central Acadêmico os Centros Acadêmicos chamaram o protesto para terça, às 17h.

Leia também: Empresa de Curitiba ganha licitação de R$ 5,1 mi para R.U. da UTFPR

Segundo a presidente do Centro Acadêmico de Comunicação, Maria Julia Rosseti Ferrão, está prevista uma reunião com o reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho no mesmo dia e haverá outros atos ao longo da semana. “Também teremos um protesto mais geral na quinta-feira (28), na praça Santos Andrade, com apoio de outras universidades para falar desta negligência”, disse ao Plural.

Em 2018 o estudante Seiji Eduardo Otsuka morreu vítima de infarto na sede do centro da UTFPR. Na ocasião os desfibriladores da Universidade estavam sem bateria e o Samu teve de prestar atendimento ao aluno que tinha 59 anos. Com o falecimento de Pontes, alunos relembraram do caso.

Luto

Por meio das redes sociais o campus da UTFPR de Curitiba emitiu uma nota de luto e suspendeu as aulas nos dias subsequentes ao falecimento do aluno. “A UTFPR Curitiba presta sentimentos e se solidariza com os familiares, amigos e colegas de Bruno”, diz um trecho do texto.

*Colaborou Julia Sobkowiak

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima