Em Curitiba, Bolsonarismo encolheu 6%, PT cresceu 259%

Número total de eleitores cresceu 6% de 2018 para 2022. Dados indicam que novos votos foram para Lula

Os dados de votos do primeiro turno das eleições presidenciais deste ano em Curitiba mostram que apesar da adesão dos curitibanos ao bolsonarismo, o presidente Jair Bolsonaro perdeu terreno na cidade. E o candidato petista Lula avançou significativamente pelo território. Em 2018, 62% dos curitibanos que votaram deram vitória a Bolsonaro. Em 2022 esse percentual caiu para 55%.

A redução se deve a perda de 36 mil votos na cidade e também a incapacidade de Bolsonaro de conquistar outros 63 mil novos votos registrados a mais em Curitiba em 2022 em relação aos votos válidos de 2018.

Também perderam espaço na cidade os demais candidatos, com exceção da chapa do PT. De 2018 para 2022, o conjunto de candidatos a presidência sem contar o PT nem Bolsonaro, perdeu 151 mil votos.

Por outro lado, o PT, que em 2018 disputou a presidência com Fernando Haddad como cabeça de chapa, ficou em terceiro lugar na cidade, com 96 mil votos (9% dos votos válidos). Os demais candidatos (sem contar Bolsonaro) conquistaram 298 mil votos (29% dos votos).

Já em 2022, Lula conquistou 348 mil votos em Curitiba, 31% dos votos válidos. Foram 251 mil votos a mais que em 2018, justamente a soma dos 36 mil votos perdidos por Bolsonaro, 151 mil votos perdidos pelos demais candidatos e 63 mil votos a mais registrados na cidade.

No Paraná, Bolsonaro cresceu 4%, PT 95%

O desempenho dos dois principais concorrentes à presidência no Paraná este ano também mudou em 2022. Bolsonaro conquistou mais 132 mil eleitores, um crescimento de 4% em relação a 2018. Já o PT conseguiu 1,2 milhão de votos a mais, uma evolução de 95% no mesmo período.

De onde vieram os votos? Os dados de votação no estado mostram que quem perdeu votos foram os demais candidatos (todos menos Lula e Bolsonaro). No total, foram 863 mil votos que migraram dessas candidaturas para as principais. Outros 421 mil novos votos foram registrados, o que totaliza 1,3 milhão de votos que mudaram de destino, dos quais 1,2 milhão (90%) foram para Lula.

Sobre o/a autor/a

7 comentários em “Em Curitiba, Bolsonarismo encolheu 6%, PT cresceu 259%”

  1. Marcelo Smaniotto

    Acho engraçado quando os bolsominios enchem a boca pra falar que o Lula é ladrão. Bolsonaro e família fizeram o que a vida inteira? @Ze das coves, pode explicar como se compra 51 imóveis em dinheiro vivo? Não vale dizer que é fake porque está todo documentado. Também não vale dizer que moeda corrente não é dinheiro vivo. Já tá batido e desmentido.

  2. Curitiba, não deixe “pintar um clima” entre vc e o cara que deixou tanta gente morrer em Manaus por falta de oxigênio.

    Vote pelo amor, não pelo ódio.
    Policiais de Curitiba – ele NUNCA esteve do lado de vocês! O cara que tentou matar seus colegas ontem no RJ vai receber perdão hoje de manhã.

  3. Nossa teve que fazer um malabarismo e pintar toda Curitiba de vermelho, mas é difícil admitir que a maioria optou pela coerência 22, e não pelo candidato ladrão tirado da cadeia para concorrer às eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima