Em 10 dias, UFPR registrou 28 casos positivos em testes para covid

O número foi três vezes maior em comparação com todo o mês de outubro

Nos dez primeiros dias de novembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou 104 exames para detecção do vírus causador da covid-19. O número é 27% maior em comparação a todo o mês de outubro. Dos 104, 28 tiveram resultado positivo. 

O índice, segundo a universidade, além de ser um dos maiores registrados em 2022, é próximo ao do período em que houve picos de transmissão e contaminação do coronavírus em Curitiba.

Nos dez primeiros dias de novembro, o percentual encontrado aproxima-se de janeiro, quando houve o maior número relativo de positivados. Imagem: UFPR

Conforme a UFPR, a presença das subvariantes BQ.1 e a BA.5.3.1, provavelmente responsáveis pelo aumento do número de casos no Brasil, ainda não foi testada. Porém, de acordo com a equipe responsável pela coleta e análise de exames, a expectativa é de que sejam detectadas nas coletas em andamento.

Também foram coletadas diversas amostras positivas para presença do vírus Influenza, testagem realizada em um projeto de pesquisa específico. Nas análises feitas na última quarta-feira (9), 14% foram positivas para o vírus da gripe, o que indica um surto das duas doenças ao mesmo tempo entre servidores, estudantes e funcionários terceirizados.

Por isso, a professora Jaqueline Carvalho de Oliveira, uma das coordenadoras do projeto, explica que os cuidados, principalmente dos grupos mais suscetíveis às doenças respiratórias, precisam continuar. “Embora as novas variantes não tenham sido associadas com aumento da severidade, é importante que as pessoas estejam alertas sobre o aumento de transmissão e que procurem a testagem em caso de sintomas”.

O número de testes positivos triplicou nos dez primeiros dias de novembro, em comparação com todo o mês de outubro. Imagem: UFPR

Testes

Há dois anos, pesquisadores da UFPR realizam coletas junto à comunidade universitária para identificação do coronavírus, propiciando diagnóstico rápido e medidas de proteção.

As coletas ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico, com agendamento prévio pela internet. Podem se inscrever através do formulário estudantes, colaboradores, técnicos e docentes da UFPR que estejam com sintomas ou que tenham tido contato próximo com casos confirmados de coronavírus.

A ação é coordenada pela Direção do Setor de Ciências Biológicas, com apoio da reitoria da UFPR e realizada pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH), de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho) e do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Em 10 dias, UFPR registrou 28 casos positivos em testes para covid”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima