Detentos denunciam más condições no Complexo Médico Penal de Pinhais 

Imagens feitas dentro do CMP revelam dificuldade de locomoção no local e até mesmo paciente com ânus exposto

Por meio das redes sociais o deputado estadual Renato Freitas (PT) divulgou um vídeo gravado por um detento do Complexo Médico Penal (CMP) de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC), no qual é possível ver uma série de problemas no atendimento de saúde dos apenados. Desde setembro o parlamentar critica as condições do local. 

O vídeo mostra homens em condições inadequadas de tratamento – um deles com ferimento no ânus e sem a proteção adequada – além de aranhas-marrons capturadas pelos detentos, outros aguardando escolta há dias para realizarem procedimentos cirúrgicos. 

Atenção: conteúdo sensível. Clique aqui e assista ao vídeo.

Pelas redes sociais, Freitas disse que confirmou pessoalmente irregularidades no CMP ainda em 2023. “Após receber graves acusações de abusos e condições desumanas no Complexo Médico Penal (CMP) do Paraná, em setembro do ano passado (…) a direção do CMP se comprometeu, pessoalmente, a melhorar as condições, e o deputado encaminhou, também, um envio de expediente solicitando explicações do governo do Estado, instituições da Defensoria Pública e Ministério Público do Paraná”, afirmou. 

Leia também: Projeto institui cotas em licitações de Curitiba para egressos do sistema prisional 

O parlamentar enviou um ofício ao Governo do Estado relatando o desrespeito aos direitos humanos e a falta de condições adequadas para os detentos. O Governo do Estado negou as acusações em setembro e quatro meses depois, em janeiro de 2024, a situação se repete. 

Atualmente o Complexo abriga 655 pessoas, entre as quais estão gestantes e deficientes físicos. O atendimento em saúde é feito 38 profissionais do quadro clínico, entre os 122 servidores totais do local.

Explicações

Ao Plural a Polícia Penal, responsável pelo Complexo, informou que em relação às aranhas “as unidades penais do Paraná passam periodicamente por dedetização e desratização, sendo que no CMP a última foi realizada em novembro de 2023, e a próxima já está agendada para o mês de fevereiro”.

Sobre as condições de higiene a Polícia Penal mencionou que “a limpeza da unidade, bem como a entrega e o recolhimento da alimentação, é realizada por pessoas privadas de liberdade devidamente implantadas em setores de faxina que o fazem diariamente”

E acerca dos apenados que aguardavam atendimento no vídeo a pasta disse que “a PPL que é apresentada com escaras é oriundo de internamento hospitalar da cidade de Foz do Iguaçu e sua entrada no CMP é recente, de 19 de janeiro de 2024, sendo que seus curativos são devidamente trocados e higienizados diariamente, não havendo ainda a falta de fraldas conforme declarado”.

Veja charges do Benett aqui.

Prossegue o texto: “o caso da PPL com a perna quebrada, ressaltamos que todos os atendimentos médicos de especialistas, seguem o agendamento da rede SUS, não havendo nenhum registro de cancelamento de escolta”

Além disso, segundo a Polícia Penal, são disponibilizadas salas de televisitação às pessoas privadas de liberdade para falarem com a família.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Detentos denunciam más condições no Complexo Médico Penal de Pinhais ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima