Descartes é o tema do primeiro podcast sobre livros cobrados pela UFPR

Daniel Medeiros lê e comenta o "Discurso do Método", de pensador francês, que integra lista de livros de Filosofia da UFPR

O “Discurso do Método”, de René Descartes, é o tema da primeira leitura comentada dos livros de Filosofia do vestibular 2023 da UFPR apresentada pelo professor Daniel Medeiros. A partir desta segunda (18), Daniel, que leciona em cursinhos vestibulares desde os anos 1990, lerá os cinco textos exigidos dos vestibulandos no vestibular deste ano para a prova de Filosofia.

O episódio sobre Decartes pode ser assistido aqui. O acesso ao programa é inteiramente gratuito e não exige preenchimento de nenhum cadastro.

Descartes, um dos pensadores mais influentes do início do período moderno, é figurinha carimbada nos vestibulares. Seu “Discurso do Método”, um dos pontos centrais da revolução filosófica que substituiu o pensamento medieval, será lido na tradução de Bento Prado Jr., presente na coleção “Os Pensadores”, da Editora Abril.

O programa, que tem apoio do Plural, será levado ao ar em cinco episódios a partir desta segunda-feira (18). Em cada episódio, será trabalhado um dos cinco livros do programa da UFPR. “Acredito que essa iniciativa vai beneficiar muita gente que até aqui ou ainda não teve tempo de estudar os autores ou, já tendo estudado, pode usar esse outro formato para relembrar dos principais aspectos da obra”, diz Daniel.

Na quarta-feira, Daniel fala sobre Voltaire. Na semana seguinte serão abordados os textos de Nancy Fraser e Tatiana Roque. Por fim, no último episódio, Daniel fala de Thierry de Duve.

Os episódios estarão disponíveis no canal do Universo Podcasts no YouTube. Inscreva-se e assine as notificações para saber quando cada episódio novo estiver disponível.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Descartes é o tema do primeiro podcast sobre livros cobrados pela UFPR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima