Debate aborda a descriminalização das drogas

Roda de conversa nesta quarta-feira (30) é gratuita e aberta ao público, mas é preciso reservar o ingresso

Nesta quarta-feira (30), às 18h30, ocorre a roda de conversa “Pelo fim da guerra às drogas – Destrinchando o debate da cannabis”, no Sindicato dos Bancários, em Curitiba. Organizado pela vereadora Maria Leticia (PV), o evento contará com a presença da pesquisadora e médica prescritora de cannabis, Dra Amanda Medeiros, a fundadora do jornal Baseado em Notícias, Carol Fayad, e a pedagoga especialista em educação inclusiva, Melissa Vicentini.

Além de contextualizar a Lei das Drogas, a roda de conversa vai trazer informações sobre as possibilidades terapêuticas da cannabis e abordar o impacto da política proibicionista na justiça social, sobretudo diante do aumento da população carcerária composta em grande parte por meninos jovens negros ou pardos. 

“Este debate costuma ser repleto de fakes news. Há preconceito inclusive em manifestações de órgãos especializados, como é o caso do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psicanálise. Por isso a ideia de trazer uma abordagem mais educativa”, explica a vereadora Maria Leticia. 

O debate “Pelo fim da guerra às drogas – Destrinchando o debate da cannabis” antecede a Marcha da Maconha, evento nacional que acontece em mais de 30 cidades no Brasil e que está previsto para ocorrer em 24 de setembro em Curitiba.

Descriminalização das drogas

Desde 2015, há uma discussão sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio no Supremo Tribunal Federal (STF). O debate foi pautado depois que a Defensoria Pública de São Paulo ingressou com o Recurso Extraordinário (RE) 635659, no qual questiona a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas (nº 11.343/2006). O artigo classifica como crime o porte e transporte de entorpecentes para consumo próprio.

Suspenso em 2017, o julgamento do RE pelo Supremo foi retomado este ano. Até o momento, há cinco votos para que o porte de maconha para consumo próprio deixe de ser considerado crime. O entendimento firmado pelo STF nesse julgamento deve balizar casos similares em todo o país.

Leia também: Vídeos enganam ao sugerir que governo federal liberou as drogas; discussão sobre descriminalização é feita pelo STF

Como participar

O evento é gratuito, mas para participar, é preciso reservar um ingresso por meio do site da vereadora Maria Leticia.

Serviço

Roda de conversa: Pelo fim da guerra às drogas – Destrinchando o debate da cannabis

Data: 30/08 (quarta-feira)

Horário: 18h30

Local: Auditório do Sindicato dos Bancários – Rua Piquiri, 380

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima