Curitiba vai ficar um pouquinho menor: prefeitura propõe novo limite com Fazenda Rio Grande

Começa a tramitar nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Curitiba, um projeto que altera o traçado da divisa da capital com o município de Fazenda Rio Grande. O novo acordo é fruto de um trabalho realizado pela Coordenação da […]

Começa a tramitar nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Curitiba, um projeto que altera o traçado da divisa da capital com o município de Fazenda Rio Grande. O novo acordo é fruto de um trabalho realizado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e atende a uma antiga reivindicação de ambas as prefeituras.

Em linhas gerais, o que acontece é que a divisa entre as duas cidades, definida inicialmente em 1992, tinha como base o leito do Rio Iguaçu, que foi alterado por intervenções humanas e causou a formação de pequenas áreas isoladas dentro dos municípios, as quais dificultam a gestão dos territórios.

Com isso, em suas bases cartográficas cada município adota um limite diferente do outro, e eles não são coincidentes. Assim, existem áreas que nenhum dos dois municípios considera como sendo sua propriedade. 

A proposta apresentada na Câmara de Curitiba – que também será apreciada na Câmara de Fazenda Rio Grande e, posteriormente, na Assembleia Legislativa – não produz alteração significativa no tamanho de nenhum dos dois municípios, devido à diferença de área ser muito pequena quando comparada com a área total de cada um deles. Ainda assim, Curitiba terá uma redução de 0,36 hectares, o que corresponde a 0,0008% de sua área total. Já Fazenda Rio Grande crescerá 0,0031%.

A alteração afeta, em Curitiba, trechos nos na Caximba e no Bairro Novo. Esse trabalho de revisão dos limites da cidade já aconteceu, em 2009, na divisa com Pinhais, e em 2020, com São José dos Pinhais. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima