Curitiba registra mais cinco casos do novo coronavírus em moradores do município, nesta quarta-feira (18/3). São quatro mulheres e um homem.
O primeiro caso é de uma pessoa que esteve em viagem na cidade do Rio de Janeiro. Duas outras estiveram na capital paulista. O quarto caso é de um passageiro que voltou da Itália, e o quinto de uma pessoa que esteve na Espanha. Com os cinco novos registros, sobe para 14 o número de casos confirmados na capital paranaense.
Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias. Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A equipe de Epidemiologia da secretaria monitora outros possíveis contatos, por precaução.
Além dos casos confirmados, Curitiba ainda investiga 68 suspeitos e já descartou outros 64 casos de pacientes residentes na capital.
No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais dois casos de coronavírus: um em Foz do Iguaçu e outro em Maringá. O estado chega a 14 casos confirmados. Restam 67 suspeitas.
Em Maringá, o caso confirmado é de uma mulher de 46 anos, que mora na Espanha, viajou para o Brasil na semana passada (já com os sintomas) e procurou atendimento no município, onde foi notificado e confirmado o caso de coronavírus. Já em Foz do Iguaçu, uma mulher de 33 anos viajou para o Reino Unido no mês passado, começou a sentir os sintomas no início de março e retornou, há cerca de dez dias, para sua residência em Foz do Iguaçu.
Os quadros clínicos de ambas são considerados leves e seguem protocolos de isolamento domiciliar. Atualmente o Paraná possui 14 casos confirmados, 119 descartados e 67 suspeitos, totalizando 200 notificações da doença.
A divergência entre os números estaduais e municipais acontece porque a Sesa lista apenas casos confirmados pelo Lacen, enquanto o município considera todos os positivos – mesmo os realizados em laboratórios particulares.